Notícias

Institucional

Cerimônias de posse da nova reitoria da UFVJM inovam e agradam público presente

publicado: 06/09/2023 16h10, última modificação: 06/09/2023 16h10
Eventos em Diamantina e Teófilo Otoni foram marcados por grande participação popular e ambiente festivo

Cerimônias de posse da nova reitoria da UFVJM inovam e agradam público presente - Imagem 1 Cerimônias de posse da nova reitoria da UFVJM inovam e agradam público presente - Imagem 2
(Fotos de Diamantina: Vinícius Reiser / Dicom - Fotos de Teófilo Otoni: Ellen Lucy Tristão / Direção Campus do Mucuri)

Em clima festivo, descontraído e inovador, os professores Heron Laiber Bonadiman e Flaviana Tavares Vieira Teixeira assumiram os cargos de reitor e vice-reitora, respectivamente, para a gestão 2023-2027 da UFVJM. As cerimônias foram realizadas em Diamantina, no dia 1º de setembro, com solenidade simbólica de transmissão de cargo e evento cultural, e em Teófilo Otoni, no dia 4, com evento comemorativo.

Reconhecimento e quebra de protocolo em Diamantina

A solenidade simbólica de transmissão de cargo foi realizada no Anfiteatro do Campus I da UFVJM, em Diamantina, e o público lotou o auditório para saudar os novos reitor e vice-reitora. Estiveram presentes autoridades locais e regionais, membros da equipe gestora recém-empossada, familiares dos gestores, comunidade acadêmica e população de Diamantina. Na abertura do evento, apresentaram-se o Quarteto de Cordas Detaché, do Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita, e o Coral Universitário da UFVJM.

Cerimônias de posse da nova reitoria da UFVJM inovam e agradam público presente - Imagem 3 Cerimônias de posse da nova reitoria da UFVJM inovam e agradam público presente - Imagem 4

A sessão pública e solene do Conselho Universitário (Consu) foi conduzida pelo decano do conselho, professor Wellington Fabiano Gomes. Em momento marcante e muito comemorado pelo público, o decano do Consu e o ex-reitor eleito em 2019, mas não empossado, professor Gilciano Saraiva Nogueira, entregaram a pelerine ao professor Heron. A quebra de protocolo (pelerine entregue por duas pessoas) foi feita a pedido do novo reitor, como expressão de reconhecimento ao reitor eleito democraticamente pela comunidade universitária da UFVJM e que deveria estar finalizando seu mandato agora. “É um pequeno gesto para demonstrar o que nunca deveria ter acontecido”, disse o reitor Heron.

Cerimônias de posse da nova reitoria da UFVJM inovam e agradam público presente - Imagem 5 Cerimônias de posse da nova reitoria da UFVJM inovam e agradam público presente - Imagem 6

Após receber simbolicamente o cargo, o reitor Heron entregou a pelerine à professora Flaviana, primeira vice-reitora da UFVJM, também muito aplaudida pelo público presente.

Nos momentos seguintes, a nova equipe gestora (pró-reitores e diretores) foi apresentada, e autoridades presentes fizeram uso da fala. O coordenador de organização sindical e representante do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes), Luís Ricardo de Souza Corrêa, destacou a atuação dos servidores técnico-administrativos nos últimos quatro anos e pediu atenção da nova gestão às pautas da categoria. Representando o prefeito de Diamantina, o vice-prefeito, Alexandre Magno Leite Dias, renovou o apreço pela UFVJM, afirmando que o município está sempre ao lado da universidade.

Com a palavra, o ex-reitor Gilciano Saraiva Nogueira relembrou os anos conturbados pelos quais a instituição e todo o Brasil passaram, destacando o mês de agosto de 2019, quando foi eleito e não empossado, o que abalou a estrutura democrática da universidade. “A posse de hoje é o fim desse pesadelo e um momento de recomeço. Estou muito honrado e feliz por, simbolicamente, participar dessa transmissão de cargo. Espero que o Consu tome medidas para que nunca mais o autoritarismo tome conta da nossa universidade”. O assunto também foi abordado pelos deputados estaduais presentes no evento. “Quando a democracia é quebrada, é preciso se retratar. O Brasil te deve desculpas, professor Gilciano”, disse a deputada Beatriz Cerqueira, que defendeu o fim da lista tríplice e se colocou à disposição dos novos gestores para todas as lutas. “Não podemos deixar que o que aconteceu se repita. Contem comigo, com o nosso bloco, para que a universidade seja modelo para o nosso país”, afirmou o deputado Jean Freire.

Cerimônias de posse da nova reitoria da UFVJM inovam e agradam público presente - Imagem 7

A vice-reitora Flaviana iniciou sua mensagem agradecendo o apoio de todos nas eleições e cobrando a participação para o trabalho em conjunto. “Vamos buscar novos horizontes, mais desenvolvimento. A nossa área de atuação é enorme e queremos que a educação chegue a todo jovem, levando melhores condições de vida. Assumir a gestão de uma universidade é valorizar o passado e olhar para o futuro. É tempo de união, de voltar a sonhar, de ter orgulho de ser UFVJM! O sucesso depende de cada um de nós, da nossa força e dedicação”.

Cerimônias de posse da nova reitoria da UFVJM inovam e agradam público presente - Imagem 8

Agradecer a confiança do Consu, o presidente da República e o ministro da Educação por respeitarem a escolha e a autonomia universitária e devolver a dignidade à UFVJM foram as primeiras palavras do reitor Heron. “Vamos lutar para incluir todas as pessoas, pelas minorias, pelo respeito por todos. A defesa de ideais precisa ser resgatada. Estou aqui para reunir a nossa universidade de forma colegiada. Aprendi que, quando cuidamos de um estudante, estamos cuidando de todos os nossos filhos! Peço que cuidemos uns dos outros, do nosso chão, da nossa terra, da nossa universidade”, finalizou o novo reitor da UFVJM.

As comemorações em Diamantina estenderam-se com um evento cultural e festivo no Mercado Velho, que contou com a parceria da Prefeitura Municipal nas apresentações musicais das bandas US 3 e Dom Quixote.

Manifestações culturais, representatividade e gesto de humildade

Pela primeira vez na história da UFVJM, foi realizada uma cerimônia comemorativa dos gestores no Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni. O professor Heron explica que é um gesto da equipe, para fazer o campus se sentir reconhecido e receber o devido valor. “Esperamos que no futuro isso se torne uma tradição”, comenta o reitor.

Cerimônias de posse da nova reitoria da UFVJM inovam e agradam público presente - Imagem 9 Cerimônias de posse da nova reitoria da UFVJM inovam e agradam público presente - Imagem 10

Para receber a nova gestão, a direção do Campus do Mucuri organizou um evento no Centro de Convivência Restaurante Universitário, aberto a toda a comunidade. Pela característica festiva da região, foi dada uma grande ênfase às manifestações culturais, com apresentações dos grupos Seresta Teófilo Otoni, Tambores do Mucuri, Slam Recitando Vidas, cantora Kamila Gomes e Instituto Cultural In-Cena, com a peça “Drummond pelos Cantos”.

Cerimônias de posse da nova reitoria da UFVJM inovam e agradam público presente - Imagem 11 Cerimônias de posse da nova reitoria da UFVJM inovam e agradam público presente - Imagem 12

Em homenagem à vice-reitora Flaviana e para demarcar a importância da luta por uma universidade que preza pela igualdade de gênero, foram convidadas para compor a mesa de honra apenas mulheres, representando cada categoria da comunidade acadêmica do Campus do Mucuri - professora, técnica administrativa, colaboradora terceirizada e aluna. E em um gesto de humildade e servidão, o reitor Heron e a vice-reitora Flaviana tiraram os sapatos ao serem simbolicamente empossados. “Nós fomos eleitos para servir, de modo particular aos nossos estudantes”, finalizam os novos gestores da UFVJM.

 

Por Coordenadoria de Comunicação Social