Ensino, Pesquisa e Extensão

UFVJM agora tem Laboratório para Análises de Queijos Artesanais

publicado: 24/11/2023 15h43, última modificação: 24/11/2023 15h43
Espaço possibilitará continuidade de pesquisa de caracterização do requeijão moreno do Vale do Mucuri

O Campus do Mucuri da UFVJM, em Teófilo Otoni, agora conta com Laboratório para Análises de Queijos Artesanais. Os novos equipamentos estão sendo abrigados no Laboratório de Análises Microbiológica e Fisico-Química do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET) do campus, e foram conquistados por meio de recurso de emenda parlamentar, no valor de R$ 148.753,26, do deputado federal Zé Silva. Com os novos equipamentos de pesquisa, o Campus do Mucuri agora passa a propiciar o desenvolvimento de pesquisas que contribuirão para o desenvolvimento e possível regulamentação e certificação, especialmente, do requeijão moreno e queijos artesanais em geral do Vale do Mucuri e Jequitinhonha.

De acordo com o diretor do ICET, professor Jairo Lisboa, o projeto foi desenvolvido pela, hoje, egressa do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade (PPGTAS/ICET), Julia Sousa Ribeiro do Val, sob orientação da professora Cleide Bomfeti. “A ideia surgiu a partir da necessidade de se ter uma troca de experiências entre a universidade e os pequenos produtores locais de requeijão moreno. Com isso, com o apoio de uma emenda parlamentar, conseguimos avançar no sentido de utilizar a tecnologia desenvolvida no mestrado para melhorar a qualidade do requeijão moreno produzido na região, com isso agregando valor ao produto, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico da região, e trabalhando em parceria com a sociedade”, afirma.

O diretor destaca que “para o ICET ainda ficarão os equipamentos adquiridos no projeto, que poderão ser aplicados para continuidade das ações propostas, assim como novos projetos. Isso é um exemplo da nossa universidade cumprindo seu papel dentro da nossa região!”.

Já a egressa do mestrado, Julia, pretende continuar sua pesquisa sobre o requeijão moreno, que contou com a orientação da professora Cleide Bomfeti, agora usando a estrutura nova do ICET. “A aquisição de equipamentos necessários às análises microbiológicas e físico-químicas possibilitará estudos para elaboração do Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) do requeijão moreno produzido no Vale do Mucuri, inicialmente da microrregião de Teófilo Otoni. Além desse, outros queijos artesanais produzidos na região poderão ser analisados. O RTIQ descreve definição de modo de produção, ingredientes, composição e parâmetros microbiológicos, características sensoriais, dentre outras definições”, explica Júlia.

Para a orientadora da pesquisa de mestrado (número de inscrição 7422021 na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG/UFVJM) da Júlia, professora Cleide Bomfeti, "o reconhecimento da região do Vale do Mucuri como produtora do requeijão moreno e demais queijos artesanais possibilitará preservação e valorização da cultura gastronômica local, gerando emprego e renda no espaço rural".

Requeijão moreno do Vale do Mucuri
Produção do requeijão moreno do Vale do Mucuri

Entrega dos equipamentos

Para oficializar a entrega dos novos equipamentos de pesquisa para o Campus do Mucuri da UFVJM, foi realizado um evento no último dia 10 de novembro. O momento contou com a participação do deputado Zé Silva, autor da emenda que possibilitou a compra dos equipamentos; representantes de instituições que desenvolvem trabalho na área de pesquisa do laboratório, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG)  e o Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima); representantes de setores da UFVJM (ICET e Programa de Pós-Graduação TAS); e envolvidos na pesquisa de mestrado da egressa Júlia Sousa Ribeiro do Val, como o prefeito do Município de Ataléia, Gilson Botelho Bastos, e produtores de requeijão moreno. Além de momento solene, com participação das autoridades presentes, o momento também contou com visita ao laboratório do ICET.

Evento de entrega  dos equipamentos
Evento de entrega dos equipamentos ao Campus do Mucuri da UFVJM

Por Coordenadoria de Comunicação Social