1ª Feira de Atividades Farmacêuticas e 2ª Mostra de Análises Clínicas

publicado 22/11/2023 18h37, última modificação 22/11/2023 18h37
28 e 29 de novembro
28/11/2023 até 29/11/2023 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Mercado Municipal de Diamantina
Site
Visite o site do evento

Peça gráfica do evento 1ª Feira de atividades Farmaceuticas - 1

Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, quem for ao Mercado Municipal de Diamantina vai encontrar diversos serviços e informações de promoção à saúde. Nesses dias, o mercado vai abrigar dois eventos, a 1ª Feira de Atividades Farmacêuticas e a 2ª Mostra de Análises Clínicas do curso de Farmácia da UFVJM. Os eventos são realizados pelo Departamento de Farmácia, com apoio da Prefeitura Municipal de Diamantina. As atividades começam às 8h e vão até às 17h.

De acordo com a farmacêutica do Departamento de Farmácia, Juliana Couto Nascimento, serão eventos educacionais em saúde destinados a promover, de forma interativa, saúde e informação à comunidade de Diamantina. “A ação tem caráter extensionista do curso de Farmácia da UFVJM, que busca, por meio de ações educacionais, melhorar o acesso aos cuidados de saúde, possibilitar a saúde preventiva, promover a educação em saúde e fortalecer a relação entre a instituição de ensino e a sociedade”, informa a farmacêutica.

Juliana detalha que o “acesso às informações farmacêuticas acontecerão de forma interativa, com atividades educacionais e demonstrações práticas, buscando capacitar os participantes a tomarem decisões informadas sobre sua saúde, aproximando a comunidade acadêmica da população em geral, e visando a uma troca de experiências e um aprendizado mútuo. Serão demonstrados e discutidos vários assuntos relacionados aos cuidados em saúde, uso de medicamentos, diagnóstico laboratorial, prevenção de doenças entre outros”.

Confira os serviços que serão oferecidos, gratuitamente:

Peça gráfica do evento 1ª Feira de atividades Farmaceuticas - 2

- Aferição de Pressão Arterial
- Glicemia Capilar
- Tipagem Sanguínea
- Auriculoterapia
- Local para descarte correto de medicamentos vencidos ou em desuso.

Veja os projetos que estarão presentes no evento:

- A serventia das plantas - em especial, as plantas medicinais
- Medicamentos vencidos – descarte certo!
- Informações sobre intoxicação por plantas e acidentes com animais peçonhentos para a comunidade
- Como lidar com problemas de saúde comuns e não graves
- Popularização do conhecimento em farmacologia: um foco em diabetes, anti-inflamatórios e antibiótico
- Os ectoparasitas e a saúde pública
- Parafraseando o SUS: informações de interesse e utilidade pública
- Está escrito no DNA! A identificação molecular dos micro-organismos
- Riscos da automedicação
- Hematologia na feira-importância da doação de sangue
- Toxoplasmose: por que é importante a prevenção e o acompanhamento pré-natal?
- Laboratório-Escola de Análises Clínicas (LEAC): orientações e serviços prestados
- Incentivo à vacinação contra o HPV
- Cuidado farmacêutico na Farmácia-Escola JK
- Síndrome metabólica e o diagnóstico laboratorial
- Auriculoterapia - saúde integrativa por Mércia Amorim
- Imunologia e transplantes: aspectos técnicos e legais
- A ciência dos venenos vai à feira
- Farmaciatuando

Para saber mais informações sobre os eventos, envie um e-mail para o endereço ou acesse o Instagram.