Secretaria das Comissões Permanentes completa dois anos de criação

publicado: 25/08/2023 08h51, última modificação: 25/08/2023 08h51
Órgão tem como função assessorar atividades técnicas, administrativas e operacionais das presidências das comissões

A Secretaria das Comissões Permanentes (Secope) da UFVJM foi criada há 2 anos, por meio da Portaria nº 1.810, de 19 de agosto de 2021, com a finalidade estratégica e essencial de assessorar as presidências das comissões permanentes da instituição no desempenho das atividades técnicas, administrativas e operacionais necessárias ao pleno exercício do cumprimento dos seus regulamentos internos e à legislação vigente.

Trata-se de um órgão hierarquicamente subordinado ao Gabinete da Reitoria, cuja composição de pessoal e infraestrutura física é compartilhada entre as demais comissões permanentes da UFVJM. “A criação da Secope foi uma grande conquista para assegurar e promover auxílio às presidências das comissões permanentes no desempenho de suas atribuições legais e regimentais. Consequentemente, uma prestação de serviço de grande relevância administrativa, pois é refletida em melhores entregas para os demais setores da UFVJM, para o público interno e para o público externo”, analisa a secretária executiva da Secope, Cláudia Aparecida Fonseca.

Comissões permanentes institucionais

As comissões permanentes institucionais são instituídas por lei e/ou regulamentação interna e desempenham as mais variadas funções de consultorias e/ou assessoramentos que norteiam o bom andamento da instituição. Dentre elas, há algumas de características bem particulares e cujas atuações são essenciais para que a UFVJM consiga desenvolver suas atribuições e alcançar seus objetivos finalísticos.

A maioria dessas comissões possuem em seus regimentos internos a necessidade de servidor exclusivo para exercer atividades relacionadas a prestação de serviços de secretariado. Entretanto, há uma carência desses servidores técnico-administrativos na instituição para serem disponibilizados com exclusividade a cada comissão. Dessa forma, partindo do princípio da eficiência que visa à economicidade, otimização de pessoal e melhor aproveitamento de recursos disponíveis no momento, é que foi criada a Secope.

Comissões atendidas pela Secope

Nesse contexto, foram consideradas para atendimento da Secope as comissões permanentes instituídas pela Reitoria e pelos conselhos superiores da universidade - Conselho Universitário (Consu), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e Conselho de Curadores (Concur).

Assim, atualmente, a Secope está incumbida de atender às seguintes comissões permanentes:

• CPPD - Comissão Permanente de Pessoal Docente;
  • CPA - Comissão Própria de Avaliação Institucional;
  • CIS - Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação;
  • CE - Comissão de Ética;
  • CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais;
  • CPBIO - Comissão Permanente de Biossegurança;
  • CEP - Comitê de Ética em Pesquisa;
  • CPPC - Comissão Permanente de Prestação de Contas;
  • CE - Comissão Eleitoral para escolha dos ocupantes dos cargos de Reitor e Vice-Reitor da UFVJM;
  • CERTAE - Comissão Eleitoral para escolha de Representantes Técnicos Administrativos da UFVJM.

Comemoração e contato

Para celebrar os dois anos de criação da Secope, as responsáveis pelo atendimento - Cláudia Aparecida Fonseca, secretária executiva, e Gislene Alessandra Santos Botelho, assistente em Administração - convidam os presidentes das comissões permanentes atendidas para fazer uma visita ao setor. "Será um momento em que poderão ser sanadas dúvidas e prestados esclarecimentos sobre como o trabalho da Secope pode colaborar com as atividades das comissões atendidas", explica Cláudia Fonseca.

Secretaria das Comissões Permanentes (Secope) da UFVJM
Prédio da Reitoria - Sala 20 - Andar Térreo / Campus JK - Diamantina