Notícias

Institucional

Reitoria e Secretaria de Desenvolvimento Econômico discutem criação de Núcleo de Inteligência Executiva na UFVJM

publicado: 28/03/2023 15h41, última modificação: 28/03/2023 15h41

Neste mês de março, a Assessoria de Assuntos Estratégicos e Interinstitucionais (AAEI) realizou reunião por videoconferência com membros da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) do estado de Minas Gerais. Estavam presentes o senhor Lucas Mendes, diretor da Superintendência de Pesquisa e Tecnologia, e o senhor Thomas Cristofaro Warrener, diretor de Atração de Investimentos e Diversificação Econômica.

Reitoria e Secretaria de Desenvolvimento Econômico discutem criação de Núcleo de Inteligência Executiva na UFVJM - Imagem 1 
Reunião da reitoria da UFVJM com membros da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) do estado de Minas Gerais, em 26/02/2023

O prof. Luiz Eustáquio Pinheiro, da AAEI, apresentou propostas que tratam da criação de cursos de formação, em nível técnico, de especialistas em gestão pública e empresarial. Seriam essas as iniciativas para empoderarmos os nossos jovens nas regiões Norte e Nordeste do estado. A proposta inclui o envolvimento de empresas, as beneficiadas, na manutenção de tais escolas. Essas escolas estão em pauta da reitoria da UFVJM com o vice-governador Mateus Simões, e tem sido pensadas como Polos de Educação e de Desenvolvimento, as quais funcionariam em parceria com o Instituto Federal Norte de Minas (IFNMG), com os quais já realizamos debates e reuniões (Figura 2). 

Reitoria e Secretaria de Desenvolvimento Econômico discutem criação de Núcleo de Inteligência Executiva na UFVJM - Imagem 2
Reunião do reitor da UFVJM, Janir Alves Soares, realizada com a reitora Joaquina Aparecida Nobre, do IFNMG, e sua equipe formada pelos professores: Wallas Siqueira, Thiago Lamonier e Rony Enderson, cuja finalidade foi apresentar propostas de curso técnico concomitante/subsequente à Secretaria de Educação do estado de Minas Gerais, em 26/07/2022

Simultaneamente, pode haver a implantação do projeto executivo de prospecções ativas, cujas demandas serão atendidas via projetos cooperativos, também com o apoio do governo estadual e das empresas instaladas ou em processo de instalação nesses territórios de abrangência da UFVJM, IFNMG e UNIMONTES. Atualmente, as potenciais empresas parceiras seriam a Companhia Brasileira do Lítio (CBL), ANGLO AMERICAN e SIGMA LITHIUM.

Para agilizar as prospecções, a Reitoria apoia a criação de um Núcleo de Inteligência Executiva (Niex) composto por atores da UFVJM e outros especialistas que possam ser contratados mediante recursos de empresas e de órgãos do governo de Minas Gerais, gerenciados por fundação de apoio.

A ideia representa um complemento importante à proposta de criação dos Polos de Educação e de Desenvolvimento, em negociação com o vice-governador de estado, visando ao aproveitamento de excelentes infraestruturas físicas situadas nas cidades de Espinosa, Joaíma, Manga, Monte Azul, Taiobeiras e Unaí.

Toda essa estrutura organizacional integra a Superintendência de Projetos e Desenvolvimento (SPD), um ambiente criado com a finalidade de consolidar a UFVJM como um farol de desenvolvimento mesorregional, salienta o reitor Janir Alves Soares.

 

Janir Alves Soares - Reitor da UFVJM