1º Seminário de Políticas Sociais

publicado 28/03/2023 17h49, última modificação 31/03/2023 12h34
10 a 12 de abril
Quando
10/04/2023 até 12/04/2023 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

Peça gráfica do evento - 1

De 10 a 12 de abril, o Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni, recebe o 1º Seminário de Políticas Sociais do Curso de Serviço Social da UFVJM (SPS-UFVJM). Trata-se de uma atividade de formação profissional que tem como objetivo discutir e construir coletivamente estratégias de efetivação da garantia de direitos no âmbito das políticas sociais, a partir da realidade dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e região.

Segundo a equipe organizadora do evento, “nossa articulação, enquanto atores sociais participantes do processo de garantia de direitos, torna-se fundamental à medida que permite trocas, reflexões e construções coletivas, partindo da realidade dos territórios e suas potencialidades. É com essa perspectiva que endossamos o chamado necessário da poesia de Gonzaga Medeiros, artista de Fronteira dos Vales, para que juntemos as pontas, tramemos a união, antes que se destroce a junta e se desfaça o laço... (Traço de União, Gonzaga Medeiros - adaptado).”.

Para alcançar o objetivo proposto, serão realizados encontros de formação e interlocução com estudantes, profissionais e comunidade dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e região, projetando futuros intercâmbios e articulações. Os temas serão apresentados e discutidos no Auditório Esmeralda - Campus do Mucuri.

A realização do 1º Seminário de Políticas Sociais do Curso de Serviço Social da UFVJM é da Coordenação de Estágio Supervisionado em Serviço Social, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (Facsae), com apoio do Departamento de Ciências Humanas e Sociais (DCHS), também da Facsae, e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese -MG).

Confira a programação completa do evento:

Confira a programação do evento  Confira a continuação da programação do evento “1º Seminário de Políticas Sociais“.

Dia 11 de abril, terça-feira, às 19 horas, no Auditório Esmeralda (Campus do Mucuri). O tema será “A precarização da política pública de saúde”. Os palestrantes serão: Romilda Aparecida Nepomuceno, superintendente regional de saúde; Gláucia Maria José, assistente social do Hospital Raimundo Gobira de Teófilo Otoni. A mediação será realizada por Diogo Prado Evangelista.

Dia 12 de abril, quarta-feira, às 14h30, no Auditório Esmeralda (Campus do Mucuri). O tema será “Política de assistência social no Brasil: perspectivas e tendencia”. Os palestrantes serão: Leonardo Koury Martins; Tarcísio Ribeiro, assistente social do Programa Família Acolhedora em Carlos Chagas; Bárbara Rhuana, assistente social no CREAS em Angelândia. A mediação será realizada por Sandra Rodrigues dos Santos.

Dia 12 de abril, quarta-feira, às 19 horas, no Auditório Esmeralda (Campus do Mucuri). O tema será “Prática Profissional dos assistentes sociais do judiciario”. Os palestrantes serão: Ana Paula Quintão Martins Melo, assistente social e analista judiciário em Teófilo Otoni/MG; Luciel Gomes dos Santos Costa, assistente social e analista judiciário em Nanuque/MG. A mediação será realizada por Elizete de Oliveira Dias Alchaar.

Interessados em participar devem se inscrever gratuitamente até o dia 4 de abril, por meio do formulário eletrônico.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail .

Folha da embaúba - símbolo do evento

Peça gráfica do evento - 4

De acordo com a equipe organizadora do evento, “considerando a importância da vinculação das políticas sociais com o território e os atores sociais-alvo de suas ações, temos como símbolo deste 1º Seminário de Políticas Sociais a folha da embaúba, desenhada pela artista visual, educadora, assistente social e professora do curso de Serviço Social da UFVJM, Vanessa Juliana da Silva”.

A professora destaca que a embaúba é uma árvore pioneira, natural da Mata Atlântica, importante espécie para o reflorestamento, mas que também serve de moradia e alimento para diferentes espécies da fauna. Utilizada pelos indígenas da etnia Maxakali, a fibra da embaúba serve para confeccionar seus artesanatos, redes de pesca, colares, etc. (FUNAI, 2022).

“Portanto, a embaúba carrega em seus traços a importância da política social em relação estreita com os territórios nos quais se desenvolve, assim como a premente e necessária ampla cobertura de garantias voltadas ao exercício dos direitos sociais e do protagonismo dos cidadãos”, afirma Vanessa Juliana.