Encontro do Artesanato do Vale do Jequitinhonha

publicado 19/09/2023 09h17, última modificação 19/09/2023 09h17
20 de setembro
Quando
20/09/2023 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Auditório da Reitoria - Campus JK
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

Peça gráfica do evento Encontro do Artesanato do Vale do Jequitinhonha

Na próxima quarta-feira, 20 de setembro, será realizado o Encontro do Artesanato do Vale do Jequitinhonha, no Auditório da Reitoria - Campus JK, em Diamantina. O evento faz parte do projeto de pesquisa com interface na extensão intitulado “Fortalecimento das cadeias produtivas da agricultura familiar dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri: cadeia apícola e cadeia produtiva e criativa do artesanato”, em parceria com a Rede de Artesanato do Vale do Jequitinhonha. O objetivo é reunir os atores da cadeia do artesanato, especialmente os artesãos, mas também lojistas e fornecedores de insumos, para fortalecer a cadeia produtiva e criativa do artesanato do Vale do Jequitinhonha.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Cláudio Marinho, o artesanato na região do Vale do Jequitinhonha vem tendo um forte crescimento ao longo dos últimos anos, aumentando sua participação relativa na produção nacional. “A região apresenta grande potencial produtivo, devido às tradições culturais e artísticas, e potencial para produção do artesanato integrado ao turismo, à agricultura familiar e à valorização cultural. Além disso, existe uma cadeia produtiva e criativa que alcança outros estados e países, envolvendo artesãos, fornecedores de insumos, empresas revendedoras, galerias de arte, prefeituras, empresas de extensão rural, cooperativas e associações, instituições de ensino e pesquisa, entre outros, que precisam de articulação”, explica o professor. Ainda segundo ele, essa articulação fortalece a cadeia produtiva. Assim, o evento pretende fazer o mapeamento dos artesãos, pontos de venda e entidades do artesanato bem como levantar propostas para a valorização dos mestres artesãos.

Programação

Na parte da manhã, o Encontro do Artesanato do Vale do Jequitinhonha contará com a oficina “Saberes de tradição: o barro no Jequitinhonha”, com a ceramista de Turmalina e coordenadora da Rede de Artesanato do Vale do Jequitinhonha, Ducarmo Barbosa.
As vagas são limitadas e devem ser feitas em formulário próprio.

Já no período da tarde, haverá apresentação do projeto de pesquisa com o coordenador, professor Cláudio Marinho. Em seguida, associações e cooperativas ligadas ao artesanato farão um relato de experiências.

Todo o evento é gratuito, mas é necessário fazer inscrição no formulário para participar.

Acesse o site do Laboratório de Produção de Conteúdos Educacionais (L@proce) para mais informações.

Peça gráfica do evento Encontro do Artesanato do Vale do Jequitinhonha
Encontro do Artesanato do Vale do Jequitinhonha
20 de setembro de 2023
Auditório da Reitoria - Campus JK / Diamantina