Oficina de Criação em Dança Estudo dos Vetores pela Técnica Klauss Vianna: púbis e sacro
- https://portal.ufvjm.edu.br/agendas/eventos/2023/oficina-de-criacao-em-danca-estudo-dos-vetores-pela-tecnica-klauss-vianna-pubis-e-sacro
- Oficina de Criação em Dança Estudo dos Vetores pela Técnica Klauss Vianna: púbis e sacro
- 2023-01-12T16:00:00-02:00
- 2023-01-12T18:00:00-02:00
- 12 de janeiro
- Quando
-
12/01/2023 de 16h00 até 18h00(America/Sao_Paulo / UTC-200)
- Onde
- Campus JK, Diamantina/MG
- Adicionar evento ao calendário
- iCal
Na próxima quinta, dia 12 de janeiro, o projeto de extensão em arte “Há Braços Poéticos” vai realizar a Oficina de Criação em Dança Estudo dos Vetores pela Técnica Klauss Vianna: púbis e sacro. A atividade será realizada das 16h às 18h, no Laboratório de Artes Marciais e Técnicas Terapêuticas (prédio da Educação Física - segundo pavimento - Campus JK da UFVJM).
Todos aqueles que tenham interesse em se aprofundar na consciência corporal, no estudo exploratório do corpo em movimento e criação em dança estão convidados a participar.
“Na Técnica Klauss Vianna, a organização dinâmico-corporal e a movimentação nascem da relação íntima com a gravidade, e da relação entre o corpo-chão ou entre o corpo-superfícies de contato. O estudo exploratório dos diferentes direcionamentos ósseos potencializa a percepção e o uso apurado dessas relações. Ao direcionar os pés (metatarsos e calcâneos), pressionando-os contra o chão, a pelve é convidada a ser uma interlocutora ativa na interação corpo-gravidade-movimento. Não é à toa que ela é conhecida, em diferentes técnicas, como centro de gravidade; exercendo um papel pivô de sintonia e transmissão da força-reação que parte dos pés até o topo da cabeça e os membros superiores”, explica a professora Melissa Guimarães, coordenadora do projeto.
“Nessa oficina, estudaremos como a púbis e o sacro, estruturas ósseas da pelve, podem ser vetorizados a fim de viabilizar um diálogo eficaz e integrado partindo dos pés para todo o corpo. Passaremos por momentos de automassagem, reconhecimento do terceiro e quarto vetores (púbis e sacro) e uso de distintos direcionamentos a fim de explorar a organização, sustentação e equilíbrio dinâmicos do corpo, assim como seu movimento e composição em dança”, continua a professora Melissa.
A coordenação orienta o uso de roupas leves e muito confortáveis para uso constante do chão. A oficina é gratuita e aberta a toda comunidade. Interessados em participar devem se inscrever pelo formulário eletrônico.
“Serão todos bem-vindos! Re-editando Pina Bausch: Dance Dance Vetorize! Senão estaremos perdidos! Salve presença e pesquisa do movimento! Enviaremos um e-mail para os participantes inscritos com material teórico-reflexivo um dia antes do encontro”, finaliza Melissa.
Informações importantes sobre o uso do espaço coletivo
No espaço da oficina não é permitido trazer lanches, uso de celulares durante o encontro, uso de sapatos, acessórios no corpo (brinco, relógio, pulseira, colar). Podem trazer garrafinha de água e podem tomar água fora do tablado de madeira ou do tatame.
A oficina faz parte das atividades do projeto de extensão em arte “HÁ BRAÇOS POÉTICOS” (Edital 02/2023- Procarte-Proexc-UFVJM). Coordenação: Melissa Monteiro Guimarães. Bolsistas: Ana Clara Santos Silva.
A atividade tem registro 202310220235986 como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.