Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Projeto de extensão da UFVJM convida interessados para Grupo de Pesquisa e Criação em Dança

publicado: 25/04/2023 08h47, última modificação: 25/04/2023 08h47
Objetivo é formar grupo de experimentação e pesquisa a partir da Técnica Klauss Vianna

há braços poéticos com vida! grupo de pesquisa e criação em dança. quintas-feiras 16 às 18 horas. inicio: 27/04/2023 laboratório de técnicas terapêuticas. prédio educação fisica compus JK inscrições no link da bio @habracospoeticos

“Se a dança é um modo de existir, cada um de nós possui a sua dança e o seu movimento, original, singular e diferenciado, e é a
partir daí que essa dança e esse movimento evoluem para uma forma de expressão em que a busca da individualidade
possa ser entendida pela coletividade humana.” Klauss Vianna


O projeto de extensão Há Braços Poéticos convida os interessados da comunidade diamantinense para participar e contribuir com a formação do Grupo de Pesquisa e Criação em Dança. A proposta é experimentar a criação e performance em dança partindo da escuta corporal e da pesquisa dos elementos norteadores da Técnica Klauss Vianna: presença corporal, articulações, peso, oposições, resistência, eixo-global e direcionamentos ósseos.

A coordenadora do projeto, professora Melissa Monteiro Guimarães, explica que o grupo também irá discutir e trocar suas experiências perceptivas dos encontros a partir da leitura de textos e/ou materiais artísticos que serão dirigidos ao longo dos encontros. E ainda outras linhas e técnicas de estudo do processo criativo serão abordadas pela presença e participação de colaboradores do grupo.

As atividades do novo grupo serão realizadas em módulos, toda quinta-feira, das 16h às 18h, no Laboratório de Técnicas Terapêuticas (Sala 209), que fica no segundo andar do prédio de Educação Física - Campus JK, em Diamantina. A participação é gratuita e terá início no dia 27 de abril, próxima quinta-feira.

Interessados em participar do Grupo de Pesquisa e Criação em Dança devem se inscrever pelo formulário eletrônico. Os selecionados receberão um email confirmando sua participação.

Grupo de pesquisa e projeto de extensão

O Grupo de Pesquisa e Criação em Dança é realizado pelo projeto de extensão Há Braços Poéticos aprovado no Edital 02/2023 Procarte-Proexc-UFVJM. O grupo é coordenado pela professora Melissa Monteiro Guimarães e tem como bolsista a aluna Ana Clara Santos Silva. O núcleo de apoiadores, colaboradores e artistas convidados do grupo é constituído pelos seguintes integrantes: Ailza Gabriela Almeida Amorim, Ana Clara Santos Silva, Ana Carolina B. Filizzola, Ana Luiza Assis Gomes, Ana Paula Azevedo Hemmi, Danieli Alves Pereira Marques, Dito Leite, Eunice de Piero, Flávio Rabelo, Flor Murta, Gilbert de Oliveira Santos, Gleuber Alex dos Santos, Herika Fulvia Siqueira Veloso, Jean Gimenes Osti, Julia Isabela Santos Rodrigues, Juliana Alecrim, Lilian Aparecida de Oliveira, Maria Eduarda Felipe Santos, Sionara Ferreira Silva, Thainara Evlin Silva Lopes e Vivian Bernardes Margutti.

“A formação do grupo marca os primeiros passos do projeto Há Braços Poéticos nos campos interdisciplinares de confluência entre a dança, neurociência e saúde. A experiência na Educação Somática (Técnica Klauss Vianna) permite o estudo da dança a partir de uma experiência íntima e autoral com a pesquisa do corpo, do movimento e do ambiente. Estamos caminhando com o intuito de agregar pessoas de dentro e fora da UFVJM que queiram partilhar suas experiências e se comprometer com o estudo do processo criativo e suas aproximações com a arte, ciência e vida cotidiana”, afirma a professora Melissa.

O projeto tem registro (número 202310220235986) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.


Por Diretoria de Comunicação Social