Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Professor da UFVJM participa de tradução de livro clássico sobre ritmo musical e educação

publicado: 21/09/2023 08h24, última modificação: 21/09/2023 08h24
Tradução de textos de referência faz parte do trabalho do grupo de estudos liderado por José Rafael Madureira

Professor da UFVJM participa de tradução de livro clássico sobre ritmo musical e educação - Imagem 1 Professor da UFVJM participa de tradução de livro clássico sobre ritmo musical e educação - Imagem 2

Como trabalho do Grupo de Estudos em Métodos e Técnicas de Ensino de Dança, Teatro e Música (CNPq/UFVJM), no qual atua como pesquisador-líder, o professor José Rafael Madureira, do curso de Educação Física da UFVJM, atuou como tradutor do livro clássico de referência “O Ritmo, a Música e a Educação”. A obra foi publicada originalmente em francês pelo compositor e pedagogo suíço Émile Jaques-Dalcroze (1865-1950), no ano de 1920.

A tradução em português acaba de ser publicada no Brasil, pela Editora UFRJ, e foi realizada pelo professor da UFVJM juntamente com outros pesquisadores de várias instituições federais de ensino superior. “Quando lançada, em 1920, a obra foi logo traduzida para o inglês, italiano e alemão, mas a versão em português demorou mais de 100 anos para surgir, apesar da magnitude da obra, carro-chefe do pensamento dalcroziano”, comenta José Rafael Madureira.

O professor ressalta que esse trabalho de tradução de textos clássicos de referência das áreas de arte, cultura e educação é a ação mais relevante do Grupo de Estudos em Métodos e Técnicas de Ensino de Dança, Teatro e Música (CNPq/UFVJM).

Mais detalhes sobre a obra traduzida podem ser consultados na resenha audiovisual produzida pelo professor e disponível no canal do YouTube Hop Musical, um projeto de extensão também coordenado por José Rafael Madureira. Trata-se de um canal de produção de conteúdo audiovisual que traz entrevistas, documentários, conferências, programas de rádio, podcasts e ensaios visuais sobre arte, filosofia, cultura e educação.

Confira a resenha audiovisual disponível no canal do YouTube Hop Musical.

 

Por Coordenadoria de Comunicação Social