Ensino, Pesquisa e Extensão

publicado: 19/09/2023 15h51, última modificação: 19/09/2023 15h51
Ações realizadas na universidade foram um dos principais avanços e medidas no combate à doença em Diamantina e região

As ações do Grupo de Trabalho da UFVJM para Diagnóstico da Covid-19, iniciadas em abril de 2020, trouxeram para a universidade uma das mais relevantes honrarias concedidas pelo Governo de Minas Gerais: a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek - Medalha JK. O grupo responsável por desenvolver as atividades no Núcleo de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Laboratório-Escola de Análises Clínicas (LEAC), do curso de Farmácia, é constituído por servidores e discentes de diversos setores e unidades acadêmicas da UFVJM, especialmente da Faculdade de Medicina de Diamantina (Famed) e da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS).

Como representante de todos os envolvidos na importante atividade, o coordenador do grupo de trabalho, professor Danilo Bretas, recebeu a Medalha JK. “Estamos muito felizes do nosso trabalho ser agraciado com essa honraria pelo Estado de Minas Gerais. O grande desafio da pandemia da covid-19 uniu vários setores da universidade para a construção de um trabalho coletivo e eficiente para servir as necessidades da população. O desenvolvimento de projetos que motivem os servidores e discentes em prol da missão da UFVJM é muito importante para nós e para a sociedade”, afirma Danilo Bretas.

Atuação do Grupo de Trabalho da UFVJM para Diagnóstico da Covid-19 é premiada com Medalha JK - Imagem 1
Professor Danilo Bretas recebe honraria em nome dos servidores e alunos que fazem parte do Grupo de Trabalho da UFVJM para Diagnóstico da Covid-19, como coordenador do GT (Foto: arquivo pessoal)

Medalha JK

Presidida pelo governador em exercício, Mateus Simões, a solenidade de entrega da Medalha JK foi realizada no último dia 12 de setembro, nos salões do Dávila Hall, em Diamantina. Neste ano, a honraria foi entregue a 119 personalidades e instituições.

A Medalha JK foi criada pelo governo mineiro em 1995, com o objetivo de premiar o mérito cívico de personalidades e entidades que prestam ou tenham prestado serviços de excepcional relevância à coletividade e contribuído para o crescimento das instituições políticas e governamentais bem como para o desenvolvimento do município, estado ou país.

Grupo de Trabalho da UFVJM para Diagnóstico da Covid-19

As atividades do grupo de trabalho que renderam a Medalha JK para a UFVJM tiveram início em abril de 2020, quando o Brasil inteiro passava pelas incertezas da pandemia da covid-19. Fazendo parte da REDELAB COVID-19, coordenada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), o trabalho começou com a aquisição de insumos próprios para a realização de 200 testes, adquiridos pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG). Em menos de três meses de atividades, a equipe envolvida ultrapassou a marca de mil testes realizados, sendo grande parceira das casas de saúde e da Prefeitura de Diamantina.

Atuação do Grupo de Trabalho da UFVJM para Diagnóstico da Covid-19 é premiada com Medalha JK - Imagem 2
Equipe da UFVJM que iniciou os trabalhos de diagnóstico da covid-19, em abril de 2020 (Foto: Anna Bastos/UFVJM)

Através de parcerias com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), Ministério Público Estadual e prefeituras, o trabalho e a capacidade de atendimento cresceram rapidamente, e a UFVJM passou a atender a demanda de 59 municípios nas áreas de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina e da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul. Vale destacar também a parceria da UFVJM com a Central Estadual de Transplantes (CET), regional Montes Claros, que permitiu a análise das amostras de possíveis doadores de órgãos, em um trabalho que agilizou o processo de liberação de órgãos, diminuindo o sofrimento de quem está aguardando o falecimento do seu ente querido e de quem está na fila do transplante, além de contribuir para a qualidade do órgão que vai ser transplantado.

Atualmente, o grupo de trabalho, que contabiliza cerca de 30 mil exames realizados, se consolidou e ampliou sua atuação. Em 2022, foi conveniado como Centro Colaborador da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e agora atende toda a macrorregião de saúde Jequitinhonha com exames moleculares para diagnóstico de covid-19, influeza virus, vírus sincicial respiratório, dengue, zika, chikungunya e monkeypox.

Por Coordenadoria de Comunicação Social