Passeios bordados a Diamantina – uma releitura da obra de Guignard

de 15h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Casa de Juscelino - Diamantina

projeto passeio bordado a Diamantina convida encontro. passeios bordados a diamantina uma releitura da obra de Guignard é um projeto no qual o bordado é usado como linguagem e instrumento de intermidialidade a partir do estudo e releitura da obra literária Passeio a Diamantina, de Lúcia Machado de Almeida. com ilustrações de Guignard. expoente da pintura modernista brasileira. 2 de junho, 2023 15 horas, casa JK. participe dos nossos encontros para uma prosa bordada!

Na próxima sexta, 2 de junho, será realizado o primeiro encontro do projeto “Passeios bordados a Diamantina – uma releitura da obra de Guignard”. Será às 15h, na Casa de Juscelino.
Além desse primeiro encontro, o projeto também prevê:

• Confecção de telas bordadas a partir da releitura da obra;
      • Visita ao museu casa Guignard, em Ouro Preto;
      • Realização de uma exposição das telas bordadas.

“Hoje, muitos artistas já reconhecidos no campo das artes usam o bordado como uma prática expressiva, mas fugindo das convenções de docilidade, de domesticidade e de feminilidade. O bordado deixa de ser uma mera prática de produção de peças utilitárias, e passa a ser uma forma de expressão que pode ir muito além de uma arte apenas apreciativa ou que provoca encantamento, mas que inquieta, que provoca, que nos leva a pensar. Já não é mais somente artesanato ou “arte menor”, mas tratado no campo das artes”, declara a professora Maria Neudes Sousa de Oliveira, coordenadora do projeto.

O projeto é mais uma ação do grupo Bordarte, aprovado no Edital Proexc nº 02/2023, da UFVJM, e conta com os seguintes colaboradores: Melissa Guimarãesm, Lílian Oliveira, Parísina Ribeiro, Maria Clara Guimarães, Maria Rita Oliveira, Aurélia Cruz, Luana Dayrell, Gisele Oliveira.

O grupo é aberto ao público da comunidade acadêmica e da sociedade em geral, sem distinção de gênero, idade ou nível de escolaridade, expandindo o acesso à tradição do bordado como linguagem e forma de expressão.
Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail .

Acompanhe as atividades do grupo no Instagram @tecendoafetosbordandoarte.

Passeios bordados a Diamantina – uma releitura da obra de Guignard

O projeto “Passeios bordados a Diamantina – uma releitura da obra de Guignard” usa o bordado como linguagem e instrumento de intermidialidade a partir do estudo e releitura da obra literária Passeio a Diamantina, de Lúcia Machado de Almeida, com ilustrações de Guignard, expoente da pintura modernista brasileira.

Lúcia Machado de Almeida (1910 – 2005) é uma consagrada escritora mineira, autora de “Passeio a Diamantina (1960)”. Além de escrever sobre cidades históricas mineiras (Passeio a Sabará; Passeio a Diamantina; Passeio a Ouro Preto), Lúcia Machado consagrou-se na década de 80 com obras para o público infanto-juvenil. Entre as mais conhecidas estão O escaravelho do diabo, que virou filme, e O caso da borboleta Atíria. Foi recentemente biografada no livro: Lúcia Machado de Almeida – uma vida quase perfeita, de Regis Gonçalves, 2020. É o sexto livro da coleção “Beagá perfis”, uma coletânea de livros que revela os grandes personagens de Belo Horizonte.

Alberto da Veiga Guignard (1896 – 1962) é um dos mais importantes nomes da pintura do modernismo brasileiro, muito conhecido por pintar paisagens mineiras, também por suas “paisagens imaginantes”. Mas além de pintor foi professor, educador, desenhista, ilustrador, etc. Na pintura dedicou-se a vários gêneros, como autorretrato, retrato, paisagem (real e imaginante), natureza-morta, flores, pinturas de gênero e temática religiosa e política, além de temas alegóricos. Atribui-se a Guignard a origem da Escola de Belas Artes de Belo Horizonte. Para ele, Ouro Preto era a sua “cidade amor inspiração”, e nela está localizado o Museu Casa Guignard (@museucasaguignard)”.

A ação tem registro (número 2023102202326485) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.