Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Mais de 500 mulheres já foram assistidas por projeto de extensão da UFVJM sobre planejamento reprodutivo

publicado: 15/02/2023 12h05, última modificação: 15/02/2023 13h14
Em quase dois anos de atividades, projeto oferece assistência integral e de qualidade para público feminino de Diamantina e região

Mais de 500 mulheres já foram assistidas por projeto de extensão da UFVJM sobre planejamento reprodutivo - Foto 01  Integrantes do projeto são capacitadas para oferecer abordagem interdisciplinar à saúde sexual e ao planejamento reprodutivo (Fotos: Projeto de extensão) Mais de 500 mulheres já foram assistidas por projeto de extensão da UFVJM sobre planejamento reprodutivo - Foto 03 

Integrantes do projeto são capacitadas para oferecer abordagem interdisciplinar à saúde sexual e ao planejamento reprodutivo (Fotos: Projeto de extensão)

 

Oferecer assistência integral e de qualidade sobre planejamento reprodutivo com foco na inserção do dispositivo intrauterino (DIU) para o público feminino de Diamantina e região é o objetivo do projeto de extensão “Ambulatório Interdisciplinar de Planejamento Reprodutivo”, que em quase dois anos de atividades atendeu mais de 500 mulheres. Reconhecido por sua importância, o projeto recebeu o prêmio nacional Anna Nery e uma pesquisa desenvolvida a partir dele foi premiada nos Destaques Acadêmicos da Enfermagem Mineira.

Coordenado pelas professoras Helisamara Mota Guedes, Fabiana Angélica de Paula e Juliana Augusta Dias, dos cursos de Enfermagem e Medicina da UFVJM, o projeto contém um ambulatório de abordagem interdisciplinar à saúde sexual e ao planejamento reprodutivo, estruturado e inaugurado em 2021, por meio do edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Pibex 01/2021. As ações são desenvolvidas na Policlínica Regional Lomelino Ramos Couto, em Diamantina, onde são realizados os acolhimentos, consultas clínicas médicas e de enfermagem, educação em saúde, exames e procedimentos.

De acordo com Helisamara Guedes, o ambulatório faz interface com o ensino, através da capacitação de futuros enfermeiros e médicos para colocar o DIU; extensão, mediante atendimento ao público feminino da comunidade; e pesquisa, com publicação de livro e orientação de estudos de mestrado e iniciação científica. E a professora faz a seguinte análise: “Antes do ambulatório funcionar, o município de Diamantina realizava pelo SUS uma média de 11 inserções de DIU por ano. Com um ano de funcionamento, atendemos 357 consultas com inserção de DIU, 248 retornos de revisão, além das consultas ginecológicas que acontecem semanalmente”.

Ainda segundo a professora Helisamara, as mulheres que são atendidas no ambulatório são acompanhadas pelo período de um ano, com o intuito de verificar a adesão ao método contraceptivo, esclarecer dúvidas e queixas ginecológicas. “Esse trabalho está promovendo a interação da universidade com a comunidade, além de oferecer aos discentes participantes e das disciplinas de saúde da mulher a oportunidade de expandir o conhecimento sobre saúde sexual e planejamento reprodutivo na teoria e na prática clínica”, comemora.

O projeto de extensão “Ambulatório Interdisciplinar de Planejamento Reprodutivo” conta com os seguintes parceiros: Prefeitura Municipal de Diamantina, por meio das secretarias de Saúde e de Assistência Social; Conselho Federal de Enfermagem (Cofen); Conselho Regional de Enfermagem (Coren); Hospital Sofia Feldman; Promotoria de Justiça de Diamantina e Acayaca Stones Mineradora.

Prêmio nacional e destaque em Minas

(Foto: Arquivo pessoal) 

 

Como representante do projeto de extensão “Ambulatório Interdisciplinar de Planejamento Reprodutivo”, a professora do curso de Enfermagem da UFVJM Helisamara Mota Guedes recebeu o prêmio Anna Nery, ao lado de outros 32 profissionais que foram reconhecidos em noite solene com a maior honraria da profissão no país.

Confira mais informações sobre a honraria.

Já a pesquisa “Ambulatório de Planejamento Reprodutivo: Ampliação do Acesso Às Mulheres na Região do Vale do Jequitinhonha”, realizada a partir do projeto de extensão, ficou em primeiro lugar no prêmio Destaques Acadêmicos da Enfermagem Mineira, idealizado pelo Coren-MG. Foram selecionados os 10 melhores trabalhos científicos, com vistas à publicação nos anais da XXIII Semana da Enfermagem do Coren-MG.

Por Diretoria de Comunicação Social