Notícias

Institucional

Lei Geral de Proteção de Dados é tema de encontro na UFVJM

publicado: 15/12/2023 20h24, última modificação: 15/12/2023 20h24
Universidade recebeu especialista em LGPD para consultoria, treinamento e avaliação

Lei Geral de Proteção de Dados é tema de encontro na UFVJM - Imagem 1 Lei Geral de Proteção de Dados é tema de encontro na UFVJM - Imagem 2 Lei Geral de Proteção de Dados é tema de encontro na UFVJM - Imagem 3
Especialista em LGPD, Juliana Saraiva promove treinamento na UFVJM, com participação da vice-reitora, Flaviana Tavares, e da superintendente de Tecnologia da Informação, Caroline Queiroz (Foto: UFVJM)

Nos últimos dias 11 e 12 de dezembro, a UFVJM recebeu a visita da professora Juliana Saraiva, especialista em Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para a realização de um trabalho de consultoria, treinamento e avaliação do assunto na instituição. Com iniciativa da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), a visita da especialista foi um importante passo da alta gestão para a adequação da universidade e retomada das atividades do comitê de implantação da LGPD.

A professsora Juliana Saraiva realizou reuniões, treinamentos e entrevistas com grupos específicos, visitas técnicas a diversos setores e apresentação de diagnóstico. De acordo com a especialista, foi feita uma avaliação de maturidade de adequação ao que rege a Lei Geral de Proteção de Dados, tendo como objetivo fornecer minimamente à instituição informações necessárias para um Diagnóstico de Maturidade de Privacidade e Proteção aos Dados Pessoais. “O resultado apresentado tem caráter consultivo e pode ser utilizado como suporte à universidade para a construção de um programa institucional de adequação à LGPD”, explica Juliana Saraiva.

Lei Geral de Proteção de Dados é tema de encontro na UFVJM - Imagem 4
Reunião de Instrução LGPD Gestão Institucional: especialista Juliana Saraiva, com pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Cristina Lacerda; ouvidora Carolina Almeida; coordenadora eventual de Comunicação Social, Flávia Cesar; diretor de Registro e Controle Acadêmico, Fernando Gonçalves; diretor de Governança Institucional, João Paulo

Para o reitor da UFVJM, Heron Laiber Bonadiman, “o momento de formação oferecido foi um importante passo para resolvermos mais um problema crônico da nossa instituição. Vamos planejar cada passo e fazer o que for necessário para atingirmos a conformidade mínima e a garantia dos direitos de todas as pessoas”.

“A consultoria e treinamento da professora Juliana Saraiva à UFVJM foram de grande importância e valor em relação ao conhecimento compartilhado e à análise da situação da nossa universidade quanto à implantação da LGPD. A participação e a escuta ativa da alta gestão e de todos os servidores que participaram das conversas, atividades e análises mostraram que estamos empenhados no processo de adequação à LGPD”, comemora a superintendente de Tecnologia da Informação da UFVJM, Caroline Queiroz.

 

Por Coordenadoria de Comunicação Social