Curso Aquilombar nos Vales: diálogos com Lélia González e Beatriz Nascimento

publicado 17/11/2023 18h25, última modificação 20/11/2023 18h29
22 a 27 de novembro
22/11/2023 até 27/11/2023 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Evento semipresencial
Site
Visite o site do evento

Peça gráfica do evento Curso Aquilombar nos Vales: diálogos com Lélia González e Beatriz Nascimento
Clique na imagem para ampliá-la

Estão abertas as inscrições para participar do curso semipresencial Aquilombar nos Vales: diálogos com Lélia González e Beatriz Nascimento. O evento é organizado pelo Programa de Extensão Observatório dos Direitos das Mulheres dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (ODMulheresVales) da UFVJM e pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi)  da UFVJM, e compõe as atividades do Novembro Negro do Vale do Mucuri. A programação começa no próximo dia 22 de novembro, e terá quatro dias de duração, terminando no dia 27 de novembro. As inscrições devem ser feitas pelo formulário eletrônico.

O principal objetivo da ação, segundo a professora do Departamento de Ciências Humanas e Sociais, do Campus do Mucuri, Claudilene da Costa Ramalho, é dar visibilidade à vida e obra de Lélia González e Maria Beatriz Nascimento. “Serão abordadas suas trajetórias como intelectuais militantes na luta antirracista e na organização das mulheres negras brasileiras, ressaltando a importância dessas intelectuais para a criação e reconhecimento da data do Dia da Consciência Negra”, explica Claudilene.

Já a integrante do Grupo de Mulheres Organizadas do Mucuri (GMOM), Alba Reis, destaca que o momento será importante por “significar aprendizado, desconstrução, ‘tornar-se negro’ e uma oportunidade de fortalecer o movimento no Mucuri”. O GMOM é um dos parceiros de realização do curso, que conta ainda com a parceria da Associação dos Bairros de Teófilo Otoni (ABTO), Centro de Referência em Direitos Humanos, Grupo Cultural Tambores do Mucuri, Grupo de Mulheres Organizadas do Mucuri (GMOM), e Ateliê Fabrícia Monteiro.

Confira a programação do curso:

22/11 - Vida e Obra de Maria Beatriz Nascimento e Lélia González

Horário: 14h

Local: Associação dos Bairros de Teófilo Otoni (Casa dos Movimentos Populares), Avenida Floriano Peixoto n° 221, Manoel Pimenta Ministrado

Por: Claudilene da Costa Ramalho (UFVJM) - Coordenadora do Programa de Extensão ODMulheresVales/UFVJM. Integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros Indígenas (NEABI/UFVJM).

Conteúdo:

- GONÇALVES, Renata. Lélia Gonzalez e Beatriz Nascimento: contribuições para o combate à tríade capitalismo-patriarcado-racismo.

- GONZALEZ, Lélia. A categoria política-cultural de amefricanidade. In: Por um feminismo afro-latino-americano: ensaio, intervenções e diálogos. FLÁVIA RIOS, Márcia Lima (org.). 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

- NASCIMENTO, Beatriz. Textos e narração de Ôrí. Ôrí. Direção de Raquel Gerber. Brasil: Estelar Produções Cinematográficas e Culturais, 1989, 131min.

- NASCIMENTO, Beatriz. Eu sou atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; Instituto Kuanza, 2007.

23/11 – Aquilombamento: resistência negra do passado e presente

Horário: 14h

Por: Claudilene da Costa Ramalho (UFVJM). Coordenadora do Programa de Extensão ODMulheresVales/UFVJM. Integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros Indígenas (NEABI/UFVJM).

Conteúdo:

- GONZALEZ, Lélia. Democracia Racial? Nada disso! In: GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaio, intervenções e diálogos. FLÁVIA RIOS, Márcia Lima (org.). 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

- GONZALEZ, Lélia. Palmares às escolas de Samba, tamo aí. In: GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaio, intervenções e diálogos. FLÁVIA RIOS, Márcia Lima (org.). 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

- NASCIMENTO, Beatriz. Ensaio Acerca da Consciência Racial. In: NASCIMENTO, Beatriz. Todas (as) distâncias: poemas, aforismos e ensaios de Beatriz Nascimento. Alex Ratts e Bethania Gomes (org.). Ogums Toque Negro Editora. Rio de Janeiro, 2015.

- NASCIMENTO, Beatriz. Sistemas sociais alternativos organizados pelos negros: Dos quilombos às favelas. In: NASCIMENTO, Beatriz. Uma história feita por mãos negra: relações raciais, quilombos e movimentos. Alex Ratts (org.). 1 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

26/11 - Participação no evento: "Onde estão os Movimentos Negros de Teófilo Otoni?"

Local: Praça Tiradentes

Horário: 10h

27/11 - Encerramento: Diálogos entre Lélia González e Beatriz Nascimento

Transmissão: Via plataforma Google Meet

Horário: 14h às 16h

Ministrado por: Flávia Rios (PPGS/UFF). É coautora do livro Lélia Gonzalez (Summus, 2010) e coorganizadora dos livros Negros nas Cidades Brasileiras (Intermeios/FAPESP, 2018) e Por um feminismo afro-latino-americano (Zahar,2020) e Raça e Estado (Eduerj, 2022), e do Dicionário das relações étnico-raciais contemporâneas (Perspectiva, 2023).

“Esse módulo [dia 27] será realizado via plataforma Google Meet e visa mostrar as relações entre o pensamento e contexto político e cultural de Lélia Gonçalves e Beatriz Nascimento. As duas autoras são ícones do pensamento social brasileiro e latino-americano, contribuindo cada uma de forma singular para compreensão das desigualdades raciais e de gênero, em particular da ancestralidade negra e indígena. Beatriz com sua contribuição teórica e histórica sobre os Quilombos e Lélia Gonzalez com sua contribuição sobre a amefricanidade colocam o debate das humanidades em outros níveis teóricos e analíticos, úteis para pensarmos as dimensões territoriais, culturais e sociais da contemporaneidade.” (Informações da organização do evento)

- Para mais informações envie um e-mail para o endereço ou acesse o perfil do projeto ODMulheresVales no Instagram.

Essa atividade tem registro (número 202304000039) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.