publicado 27/09/2023 08h40, última modificação 27/09/2023 08h40
29 de setembro
29/09/2023 from 13h30 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Parque do Biribiri - Diamantina/MG
Site
Visite o site do evento

Peça gráfica do evento Oficina prática “Yoga em águas naturais: aquayoga como a arte da auto-observação e desenvolvimento da consciência”

Por meio do projeto de extensão Arte Contra a Depressão, o grupo de estudos Depressão, Saúde e Sociedade convida todos os interessados a participar da sua quinta oficina prática, com o tema “Yoga em águas naturais: aquayoga como a arte da auto-observação e desenvolvimento da consciência”, realizada em parceria com a instrutora de Yoga Bárbara Tompa.

Será na próxima sexta-feira, 29 de setembro, na Cachoeira da Sentinela - Parque do Biribiri, em Diamantina, com embarque às 13h30, na portaria de cima do Campus I da UFVJM. A participação é gratuita e aberta a quem se interessar, com um limite de 15 vagas.

As atividades serão realizadas na água e em terra, com práticas de posturas, exercícios respiratórios e relaxamento físico e mental. Segundo as organizadoras, aquayoga é uma prática de Hatha Yoga adaptada ao ambiente aquático. Através de ásanas (posturas psicofísicas), pranayamas (exercícios respiratórios que visam ao controle da energia vital) e yoganidrá (relaxamento), busca-se o apaziguamento mental e o relaxamento do corpo. O objetivo é suavizar as tensões diárias em contato com a natureza, desviando o estresse com a prática da yoga na água.

“A realização da oficina é importante para nossa reconexão com a natureza. Lembrar ao corpo que ele faz parte de um todo conectado aos elementos naturais e que estes podem curar e amenizar nosso dia-a-dia”, explica a equipe do grupo de estudos Depressão, Saúde e Sociedade.

Quem quiser participar deste momento deve se inscrever por meio do formulário online.

Contra a depressão

Por meio do projeto de extensão Arte Contra a Depressão, o grupo de estudos Depressão, Saúde e Sociedade desenvolve atividades que buscam amenizar, por meio de práticas artísticas, os sintomas depressivos, de ansiedade e de estresse dos estudantes e servidores da UFVJM, além de expandir seus trabalhos para as comunidades externas à universidade.

O projeto tem registro (número 202310220231065) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.

29 de setembro de 2023 - 13h30 (embarque na portaria de cima do Campus I)
Cachoeira da Sentinela - Parque do Biribiri / Diamantina