Notícias
Ensino, Pesquisa e Extensão
Ex-aluno e atual professor da UFVJM publica livro internacional pela Springer Nature
Capa do livro do professor Moacir Aloisio Nascimento dos Santos, do Departamento de Matemática e Estatística
O ex-aluno e atual professor do Departamento de Matemática e Estatística, da Faculdade de Ciências Exatas (Facet) / UFVJM, Moacir Aloisio Nascimento dos Santos, acaba de publicar o livro internacional Spectral Measures and Dynamics: typical behavior (Medidas Espectrais e Dinâmica: comportamento típico, em tradução livre). A publicação pela Springer Nature, reconhecida editora de alto padrão ético e de qualidade em pesquisa, com sede na Alemanha, enaltece e apresenta o reconhecimento e a excelência das pesquisas em matemática que vêm sendo desenvolvidas na instituição.
Além disso, o fato de o livro ser publicado por um egresso da graduação e atual professor da UFVJM demonstra tanto a qualidade das pesquisas quanto a formação de recursos humanos de alto nível que a universidade apresenta na área de matemática.
Escrita por Moacir Aloisio com a colaboração dos professores Silas Luiz de Carvalho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e César Rogério de Oliveira, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a publicação é uma compilação de resultados genéricos sobre medidas espectrais e dinâmicas cruciais para a compreensão do mundo quântico. “Este livro é um recurso essencial para estudantes de pós-graduação que desejam trilhar novos caminhos de pesquisa na área’, explica o professor da UFVJM.
Moacir Aloisio esclarece também que o livro demorou cerca de dez anos para ficar pronto e que contou com a contribuição e apoio fundamentais do Departamento de Matemática e Estatística (DME) e do projeto de pesquisa Análise espectral de operadores de Schrödinger com espectro puramente pontual: transporte quântico (inscrito na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFVJM sob número 2862023) para sua produção e finalização.
Confira o livro “Spectral Measures and Dynamics: Typical Behavior” na plataforma da Springer Nature.
Por Coordenadoria de Comunicação Social