Ensino, Pesquisa e Extensão

Estudantes estrangeiros chegam à UFVJM por programa de mobilidade internacional

publicado: 20/10/2023 12h46, última modificação: 20/10/2023 12h46
Serão 11 alunos, de 6 países diferentes, para cursos de mestrado e doutorado da universidade

Onze estudantes estrangeiros foram selecionados na segunda edição do Programa GCUB de Mobilidade Internacional (GCUB-Mob) - Edital 001/2023, promovido pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), e começarão seus estudos na UFVJM em 2024. Os intercambistas aprovados no edital vêm de Burkina Faso, Colômbia, Cuba, Haiti, Honduras e Moçambique.

Os estudantes estrangeiros participarão dos seguintes programas de pós-graduação da UFVJM:
* Mestrado
- Biologia Animal;
- Ciências da Nutrição;
- Ciência e Tenologia de Alimentos;
- Estudos Rurais;
- Produção Vegetal (dois alunos).

* Doutorado
- Ciências da Saúde;
- Produção Vegetal (três alunos);
- Química.

O público-alvo do GCUB-Mob são estudantes dos cinco continentes. Nesta edição, são ofertadas mais de 1.100 bolsas de mestrado e doutorado, distribuídas em 54 universidades brasileiras.

Grupo de Cooperação Internacional

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Atualmente, é composta por 89 universidades brasileiras. No Brasil, as ações do GCUB recebem o apoio, dentre outros, do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), especialmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa (DELP).

Os programas e projetos do GCUB são destinados a estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como a pesquisadores e professores de todas as áreas do conhecimento. Por meio desses programas, milhares de estudantes brasileiros e estrangeiros têm a oportunidade de aprimorar seus estudos e de compartilhar valores e visões com pessoas de outras culturas. Essa mobilidade acadêmica também propicia o conhecimento de diferentes sistemas educacionais e de pesquisa e distintos percursos de formação acadêmica.

Por Coordenadoria de Comunicação Social