Ensino, Pesquisa e Extensão

publicado: 20/10/2023 13h35, última modificação: 20/10/2023 13h35
Atendimento foi possível devido a projeto de extensão do curso de Medicina Veterinária

Uma anta de aproximadamente 300kg, resgatada pela Polícia Ambiental com apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) - Regional Noroeste após ser atropelada, chegou ao Campus Unaí da UFVJM, no último dia 17 de outubro, para receber atendimento e os primeiros socorros. O animal ficou sob os cuidados do professor e médico veterinário Ramiro das Neves Dias Neto, que atua no projeto de extensão Segunda Chance - Atendimento Médico Veterinário de Animais Silvestres, do curso de Medicina Veterinária / Instituto de Ciências Agrárias (ICA-UFVJM).

Anta resgatada por polícia ambiental recebe primeiros socorros no Campus Unaí da UFVJM - Imagem 1
Anta atropelada é resgatada pela Polícia Ambiental
(Foto: Ramiro das Neves Dias Neto/UFVJM)

Anta resgatada por polícia ambiental recebe primeiros socorros no Campus Unaí da UFVJM - Imagem 2 Anta resgatada por polícia ambiental recebe primeiros socorros no Campus Unaí da UFVJM - Imagem 3
Animal recebe cuidados do professor Ramiro e equipe do projeto de extensão Segunda Chance
(Fotos: Cristina Moreira Bonafé/UFVJM)

“Animais silvestres e selvagens são protegidos por lei. Contudo, devido à expansão das zonas urbanas e agrícolas, interações antagonistas podem ocorrer e resultar em uma situação desfavorável a eles. Uma vez que o animal apresente uma injúria, os órgãos ambientais são acionados para realizar a captura e encaminhar para um local que possa fazer o atendimento. No caso do município de Unaí, não há um lugar oficial para fazer esse encaminhamento; o atendimento clínico veterinário mais próximo está a cerca de 300km de distância. E a distância e o tempo para o atendimento são cruciais e estão diretamente relacionados às chances de sobrevivência do animal”, analisa o professor Ramiro.

Segunda chance

Por meio do projeto de extensão Segunda Chance - Atendimento Médico Veterinário de Animais Silvestres, o Campus Unaí da UFVJM tem contribuído com o resgate de animais silvestres da região. O projeto visa à colaboração entre os órgãos ambientais e a universidade, para prestar atendimento clínico especializado de animais silvestres e selvagens resgatados. “O objetivo é atender animais que foram atropelados, caçados ou mantidos de forma irregular em cativeiro e que precisam passar por atendimento médico veterinário, proporcionando uma segunda chance a esses animais”, explica o professor.

Anta resgatada por polícia ambiental recebe primeiros socorros no Campus Unaí da UFVJM - Imagem 4 Anta resgatada por polícia ambiental recebe primeiros socorros no Campus Unaí da UFVJM - Imagem 5
Um sagui e um tamanduá-bandeira já foram atendidos pela equipe do projeto de extensão Segunda Chance
(Fotos: Bruna Fernandes Fortes Veiga e Thaís Rabelo dos Santos Doni / UFVJM)

Com o intuito de aprimorar o projeto, o professor do curso de Medicina Veterinária Ramiro das Neves Dias Neto; o diretor do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Leandro Augusto Felix Tavares; e a diretora do Campus Unaí, Cristina Moreira Bonafé, estão em busca de recursos para viabilizar a construção de um setor exclusivo para a recepção, atendimento, internamento e recuperação dos animais recebidos. “Pretendemos também adquirir equipamentos específicos e conseguir recursos para a manutenção dos animais no período em que estiverem sendo atendidos, como insumos médicos e alimentação”, comenta Cristina Moreira Bonafé.

A ação tem registro (número 202104000140) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.

Por Coordenadoria de Comunicação Social