Notícias
Ensino, Pesquisa e Extensão
Anta resgatada por polícia ambiental recebe primeiros socorros no Campus Unaí da UFVJM
Uma anta de aproximadamente 300kg, resgatada pela Polícia Ambiental com apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) - Regional Noroeste após ser atropelada, chegou ao Campus Unaí da UFVJM, no último dia 17 de outubro, para receber atendimento e os primeiros socorros. O animal ficou sob os cuidados do professor e médico veterinário Ramiro das Neves Dias Neto, que atua no projeto de extensão Segunda Chance - Atendimento Médico Veterinário de Animais Silvestres, do curso de Medicina Veterinária / Instituto de Ciências Agrárias (ICA-UFVJM).
Anta atropelada é resgatada pela Polícia Ambiental
(Foto: Ramiro das Neves Dias Neto/UFVJM)
Animal recebe cuidados do professor Ramiro e equipe do projeto de extensão Segunda Chance
(Fotos: Cristina Moreira Bonafé/UFVJM)
“Animais silvestres e selvagens são protegidos por lei. Contudo, devido à expansão das zonas urbanas e agrícolas, interações antagonistas podem ocorrer e resultar em uma situação desfavorável a eles. Uma vez que o animal apresente uma injúria, os órgãos ambientais são acionados para realizar a captura e encaminhar para um local que possa fazer o atendimento. No caso do município de Unaí, não há um lugar oficial para fazer esse encaminhamento; o atendimento clínico veterinário mais próximo está a cerca de 300km de distância. E a distância e o tempo para o atendimento são cruciais e estão diretamente relacionados às chances de sobrevivência do animal”, analisa o professor Ramiro.
Segunda chance
Por meio do projeto de extensão Segunda Chance - Atendimento Médico Veterinário de Animais Silvestres, o Campus Unaí da UFVJM tem contribuído com o resgate de animais silvestres da região. O projeto visa à colaboração entre os órgãos ambientais e a universidade, para prestar atendimento clínico especializado de animais silvestres e selvagens resgatados. “O objetivo é atender animais que foram atropelados, caçados ou mantidos de forma irregular em cativeiro e que precisam passar por atendimento médico veterinário, proporcionando uma segunda chance a esses animais”, explica o professor.
Um sagui e um tamanduá-bandeira já foram atendidos pela equipe do projeto de extensão Segunda Chance
(Fotos: Bruna Fernandes Fortes Veiga e Thaís Rabelo dos Santos Doni / UFVJM)
Com o intuito de aprimorar o projeto, o professor do curso de Medicina Veterinária Ramiro das Neves Dias Neto; o diretor do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Leandro Augusto Felix Tavares; e a diretora do Campus Unaí, Cristina Moreira Bonafé, estão em busca de recursos para viabilizar a construção de um setor exclusivo para a recepção, atendimento, internamento e recuperação dos animais recebidos. “Pretendemos também adquirir equipamentos específicos e conseguir recursos para a manutenção dos animais no período em que estiverem sendo atendidos, como insumos médicos e alimentação”, comenta Cristina Moreira Bonafé.
A ação tem registro (número 202104000140) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.
Por Coordenadoria de Comunicação Social