Escola da Terra: UFVJM terá mais uma ação direcionada à educação do campo

publicado: 31/08/2023 17h46, última modificação: 31/08/2023 17h46
Profissionais da educação básica inscritos receberão formação continuada em letramentos e agroecologia

Em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC), a UFJVM acaba de implementar o Programa Escola da Terra: formação continuada de educadores, que está ofertando o curso de aperfeiçoamento “Escola da Terra: educação do campo e agroecologia”. Trata-se de mais uma frente de atuação na formação continuada e em serviço de professores da educação básica de escolas do campo.

De acordo com a coordenação do programa, será uma formação constituída com base na Pedagogia da Alternância, com foco nos temas da educação do campo, letramentos e agroecologia, com momentos formativos no Tempo Universidade (TU) e Tempo Comunidade (TC), totalizando 180 horas, desenvolvidas na UFVJM e nas comunidades onde as escolas do campo estão inseridas.

“O objetivo é oferecer formação continuada para cerca de 110 profissionais da educação básica que atuam na escolarização de estudantes de origem rural, quilombolas, ribeirinhos, indígenas, entre outros, no período de setembro de 2023 a março de 2024”, explica a coordenadora Ivana Cristina Lovo.

Organização e inscrição

A coordenação do Programa Escola da Terra na UFVJM explica que os professores das escolas do campo - com prioridade para as regiões de inserção da universidade - que tiverem interesse no curso devem se organizar, juntamente com os gestores responsáveis (Secretaria Municipal de Educação e/ou SRE da escola), em um ou mais grupos de cursistas, cada com 11 profissionais da educação. Em cada grupo, um cursista assumirá o papel de mediador/tutor, com direito à bolsa em dinheiro e algumas atribuições organizativas.

Para se inscrever no curso de aperfeiçoamento, os interessados devem enviar a manifestação de interesse e uma lista com os nomes dos professores que irão se matricular para o e-mail , até o dia 6 de setembro.

Responsabilidades

Ainda de acordo com a coordenação do programa, o curso será realizado em parceria com as secretarias municipais de Educação e SRE, que devem assumir as seguintes funções:
a)Garantir que os professores disponham de carga horária suficiente para participar da formação no Tempo Universidade e no Tempo Comunidade;
b)Subsidiar a participação dos cursistas e dos professores mediadores nos encontros de formação que ocorrerão no Tempo Universidade, disponibilizando transporte até a UFVJM (Campus JK, em Diamantina) e custeando alimentação e hospedagem na cidade;
c)Garantir aos professores mediadores (articuladores nos municípios) as condições necessárias de acesso às escolas para realização das atividades de formação em serviço e de acompanhamento pedagógico dos cursistas durante o Tempo Comunidade.

A atividade está vinculada à Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) e conta com oito servidores dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Educação do Campo (LEC) para seu desenvolvimento. Fazem parte da equipe de coordenação do Programa Escola da Terra na UFVJM os professores Ivana Cristina Lovo (coordenadora); Amanda Aparecida Marcatti (coordenadora adjunta) e Helder de Moraes Pinto (coordenador de Formação).

A ação tem registro (número 20231012023432508) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.

Por Coordenadoria de Comunicação Social