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Congregação da Facet e reitoria debatem demandas relevantes da unidade acadêmica

publicado: 27/03/2023 16h37, última modificação: 28/03/2023 15h31
A Facet reivindica melhoria da infraestrutura física, bem como a premente necessidade de reestruturação dos seus projetos pedagógicos dos cursos e, sobretudo, da política de ensino da UFVJM

Mediante a implementação de uma agenda de reuniões ampliadas, envolvendo vários setores de tomadas de decisão, a reitoria obteve melhor eficiência, eficácia e efetividade na administração central de nossa universidade, alcançando resultados históricos em 2022. Isso permitiu-nos vários ganhos e essa estratégia tende a ser promissora em reuniões com as Congregações das Unidades Acadêmicas, quando tem-se uma instância administrativa com competências e atribuições já estabelecidas em seus regimentos internos (bem como no regimento interno desta autarquia: Art. 42. Compete ao Diretor atuar como principal autoridade administrativa da Unidade Acadêmica, supervisionando as atividades didático-científicas e dirigindo os serviços administrativos - incluídos pessoal, finanças e patrimônio.). Além disso, a universidade acontece é na unidade acadêmica, onde tem-se a maioria dos servidores técnico-administrativos e de docentes e onde atuam 100% dos nossos estudantes. Logo, o apoio administrativo direto da equipe da reitoria à direção da unidade acadêmica significa empoderamento de toda a sua comunidade acadêmica no tocante à capacidade de planejamento e de execução dos seus projetos de ensino.

Com esse escopo, a equipe da Reitoria reuniu-se no dia 21 de março do ano corrente com a Congregação da Facet, para tratar de assuntos conforme OFÍCIO Nº 147/2023/SECRETARIA/REITORIA.

Inicialmente, o reitor Janir Alves Soares proferiu esclarecimentos acerca da forma transparente como a atual gestão tem realizado a distribuição do orçamento. Para implantar essa política da transparência do orçamento o professor Thiago Fonseca Silva, à época pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, realizou um estudo abrangente, minucioso e com dados auditáveis com a finalidade de mostrar desde a constituição do orçamento até a sua distribuição a cada curso da universidade. Hoje, por exemplo, sabe-se, do orçamento geral da UFVJM, qual parcela será destinada a cada campus, unidade acadêmica e curso, de maneira que podemos planejar melhor as atividades de cada unidade curricular – isso é extremamente importante para o docente ter essa certeza que seus planos de ensino acontecerão conforme o planejado.

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O reitor Janir Alves Soares apresentou aos membros da Congregação da Facet a transparência da política de definição e de distribuição do orçamento às unidades acadêmicas da UFVJM, conforme estudo publicado sobre a Matriz OCC (Foto: Otávio Gabriel/UFVJM)

De forma resumida, relatou-se que em 2019, do orçamento destinado à UFVJM, a Facet absorveu R$20.521.956,46, para atender as demandas de seus três departamentos, nos quais estão dois cursos de graduação e um programa de pós-graduação, constituídos por 40 docentes e 11 servidores técnico-administrativos. Na  determinação do orçamento da UFVJM pelo Ministério da Economia, tem-se como regra legal a Matriz Andifes ou Matriz OCC, na qual 90% dos seus elementos dizem respeito ao tamanho da instituição, ou seja, quantidade de estudantes ingressos, matriculados, taxa de evasão e de diplomação, dentre outros critérios, conforme ilustrado na figura abaixo. Com base nisso, em 2019, o curso de Licenciatura em Química contribuiu com R$313.019,10 e o curso de Sistemas de Informação somou mais R$577.114,65, o que resultou em quase R$ 1 milhão na Matriz OCC.  

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Na definição do recurso do orçamento destinado a cada unidade acadêmica da UFVJM, os indicadores determinantes do tamanho da instituição somam 90%, e dizem respeito à situação dos cursos de graduação (Foto: Otávio Gabriel/UFVJM)

Pelos nossos critérios de análises, o custo aluno mensal do curso de Química e Sistemas de Informação ficou em torno de R$6.865,37 e R$2.149,58, respectivamente. Essa situação é crônica, perdura-se de longa data; logo, a Reitoria entende a necessidade de que a Congregação da Facet proponha debates ampliados acerca dessa situação de maneira que possamos recuperar indicadores de ensino - uma temática envolve vários atores e fatores, inclusive a Reitoria. Para fins de organização, a Reitoria propôs os assuntos dessa pauta como norte para encaminhamentos e formação de Grupos de Trabalho. Isso pode otimizar a gestão por parte da direção da unidade acadêmica na obtenção de melhores indicadores de ensino.

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Mediante o reduzido recurso do orçamento captado pela Facet na Matriz OCC a administração da universidade precisa melhorar indicadores de gestão e governança em Tecnologia de Informação (T.I), gestão de pessoas, monitoramento dos custos e criteriosa seleção de serviços complementares (Foto: Otávio Gabriel/UFVJM)

A professora Roqueline, diretora da Facet, fez uma breve contextualização histórica da unidade, desde a sua criação até o tempo atual. Relembrou que projetos de melhoria da infraestrutura foram aprovados, mas não executados, e isso resultou na precária infraestrutura física dos seus laboratórios, além da falta de gabinetes para os docentes; os computadores para os laboratórios estão em condições precárias. Oportunamente, compreende que o problema da evasão é situação comum na área das Ciências Exatas, mas que precisa ser enfrentada. Não obstante, a Facet atende centenas de estudantes de outros cursos, o que precisa ser levado em consideração pela Reitoria, bem como possui um reduzido quadro de docentes e, sobretudo de técnicos administrativos. Nesse sentido, é importante a reitoria ajudar a encontrar soluções para esses problemas de infraestrutura, mas também, de ordem da política de ensino, pois ofertar um tipo de curso na modalidade presencial e EAD acaba por fragilizar a própria universidade – uma situação que necessita ser repensada, pois está impactando negativamente nos cursos da modalidade presencial da Facet.

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Professora Roqueline, presidente da Congregação da Facet, relatou o histórico de projetos e de iniciativas bem com da expectativa do apoio da reitora na solução das demandas da sua unidade acadêmica (Foto: Otávio Gabriel/UFVJM)

Em seguida, foi estabelecido um amplo debate envolvendo os membros da Congregação e a equipe da Reitoria. De imediato, a Progep ficou de buscar apoio de pessoal técnico-administrativo à direção da Facet, devido à situação crítica do setor. 

Com relação às condições do laboratório de Química, a Reitoria tem buscado soluções para resolver os problemas existentes. Uma das iniciativas foi solicitar a liberação do espaço da Fundaepe, que será readequado e imediatamente transferido para a Facet. No entanto, a Fundaepe ainda não desocupou o local, o que tem causado atrasos no processo.

Outra medida apresentada pela Reitoria é a construção de uma ala de novos laboratórios de Química, na Facet, através de recursos do governo do estado de Minas Gerais. A proposta está coordenada pelo prof. Paulo Henrique Fidêncio, sob o Registro Plano de Trabalho 1902/2022, no valor de R$2.948.827,48, a qual já foi aprovada pelo órgão técnico do governo e aguarda liberação do recurso para a Funarbe, conforme registros constantes na reitoria da UFVJM. 

Quanto ao laboratório de Física, a situação é temporária e provisória. Embora a direção da FCBS tenha solicitado o espaço, o laboratório deve permanecer funcionando no Campus I até que uma solução definitiva seja encontrada. É importante destacar que a reitoria está comprometida em garantir as melhores condições para o ensino, pesquisa e extensão, e continua trabalhando para resolver as questões envolvendo os laboratórios da universidade.

A Prograd assumiu a responsabilidade de iniciar um amplo debate sobre a política de ensino para cursos presenciais e a distância, com o objetivo de identificar e corrigir erros estratégicos existentes através de um processo de discussão, planejamento e reformulação. Não obstante, o pró-reitor Rafael Alvarenga solicitou atualização dos PPC da Facet, pois ainda são dos idos de 2008-2009. 

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Os pró-reitores Rafael Alvarenga, da Prograd, e Moisés Augusto, da Progep, trouxeram esclarecimentos de situações bem como disponibilizaram amplo apoio na busca de soluções junto à direção da Facet (Foto: Otávio Gabriel/UFVJM)

Ao final dos debates, que contaram também com a participação dos pró-reitores Alcino Neto, da Proad, e Darliton Vinicius, da Proplan, aprovou-se a continuidade das discussões com a presidente da Congregação da Facet, com a efetiva contribuição das pró-reitorias mediante constituição de Grupos de Trabalho com temáticas específicas para priorizar demandas e os projetos mais relevantes, principalmente os relativos à infraestrutura física, de reposição de servidores técnico-administrativos e, sobretudo, dos indicadores de ensino de graduação.

A reitoria agradeceu aos membros da Congregação da Facet pela oportunidade do debate e pela contribuição aos assuntos da pauta da sessão.

 

Janir Alves Soares - Reitor da UFVJM

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