Ensino, Pesquisa e Extensão

Ciência do Cotidiano: programa da Rádio Universitária agora é podcast de ensino e divulgação científica

publicado: 29/11/2023 17h21, última modificação: 30/11/2023 11h34
São mais de 140 programas já disponibilizados na plataforma digital

Os interessados em conhecer um pouco mais sobre a ciência e suas contribuições no dia a dia contam agora com um novo espaço: o programa Ciência do Cotidiano, que foi veiculado pela Rádio Universitária da UFVJM, de 2015 a 2019, agora está disponível no Spotify. São mais de 140 programas já disponibilizados na plataforma de podcast, que podem ser acessados aqui.

O coordenador e apresentador do agora podcast, professor da Diretoria de Educação Aberta e a Distância (Dead), Everton Luiz de Paula, explica que a iniciativa tem como objetivos divulgar e popularizar a ciência, despertar o interesse pelas áreas das Ciências Naturais e Exatas e ser um novo canal de aprendizado. “Cada programa apresenta um diálogo em que, a partir de situações rotineiras de uma sala de aula, o professor explica e discute com seus estudantes vários conceitos de Biologia, Física, Matemática e Química”, detalha Everton.

Além dos programas já veiculados na rádio e agora disponíveis pelo Spotify, o professor adianta que a proposta é produzir novos conteúdos. “A partir de agora, queremos utilizar os estúdios da UFVJM para gravação de novos programas que serão adicionados a essa conta. Durante os quatro anos em que foi veiculado, o programa apresentou diferentes temas do cotidiano. Atualmente, aliando tecnologia e ciência, quer se consolidar como um meio de divulgação científica e de produção de conteúdos de temas científicos que poderão ser utilizados no ensino das Ciências Naturais, muitas vezes restritos à comunidade acadêmica, ampliando o seu alcance”, explica.

A coordenadora de Comunicação Social da UFVJM, Marina Lindsay dos Santos, que é responsável pelos estúdios do setor, colocou o espaço à disposição para as gravações e continuidade do podcast. “Ficamos felizes em saber da iniciativa de transformar o programa Ciência do Cotidiano em podcast e divulgá-lo no Spotify. A Coordenadoria de Comunicação Social oferece o serviço de gravação e edição. E estamos sempre à disposição para contribuir com o programa”, afirma Marina.

Além do professor Everton Luiz de Paula, o Ciência do Cotidiano conta com a colaboração do analista de Tecnologia da Informação da Dead, Ricardo de Oliveira Brasil Costa, e da jornalista Flávia Cesar, da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS).

Ouça aqui o podcast Ciência do Cotidiano

Por Coordenadoria de Comunicação Social