Campus I da UFVJM – Arquitetura, flores e cores

publicado: 28/02/2023 11h37, última modificação: 03/03/2023 12h01
Após recuperação do visual, campus está aberto à visitação da comunidade

As chuvas dos últimos dias e a temperatura de verão atiçaram o verde do Campus I da nossa universidade e com isso chegaram as flores, quer dizer, um festival de flores e cores que veio estabelecer harmonia entre arquitetura e a natureza.

O prédio I, construído em 1954, foi projetado por Oscar Niemayer, o pai da arquitetura moderna brasileira. Nas décadas seguintes outras obras foram executadas e constituem o conjunto arquitetônico do Campus I da UFVJM. Numa determinada época descuidaram desse  campus e chegaram a demolir o Espaço Cultural JK. A recuperação do visual do Campus I iniciou-se em 2020, com um projeto de adequação às normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  (Iphan)  combinado à harmonização do conjunto arquitetônico, com piso em concregrama e plantas ornamentais.

Os recursos financeiros advieram de emenda do deputado federal Hercílio Diniz, a quem externamos o nosso sincero agradecimento. Concluído o projeto, os cuidados de jardinagem ficaram sob a coordenação do pessoal  do setor de Meio Ambiente da Pró-Reitoria de Administração da UFVJM, ao qual parabenizamos por cuidar tão bem dos nossos jardins e dos espaços de convivência.

Para orientar os visitantes, logo na entrada do Campus I visualiza-se um maravilhoso mural, no qual o artista Petit Georgis registrou com maestria os servidores que muito contribuíram ao longo das cinco primeiras décadas do curso de Odontologia.

Ao fundo desse hall da entrada tem-se a histórica escadaria de pedras, muito usada pelas turmas em suas fotos de formatura.

Seguindo escadas acima depara-se com jardins e árvores.

Com mais alguns passos pega-se uma rampa ladeada com lindos vasos de flores, coqueiros e palmeiras.

A caminhada finaliza no Espaço Cultural JK, onde pode sentar-se sob a penumbra do pergolado e desse mirante contemplar a beleza das flores, os telhados de Diamantina - com destaque às torres das igrejas que delimitam recortes no espaço por onde visualiza-se a Serra do Espinhaço com o altivo Pico do Itambé.

Fica o convite da reitoria a toda comunidade acadêmica, aos diamantinenses e nossos visitantes para registrarem belas paisagens e miragens do Campus I em flores e cores.

(Fotos: Janir Alves Soares/fevereiro de 2023)

Janir Alves Soares - Reitor da UFVJM