Campanha Ideia Limpa coleta sugestões de colaboradores de limpeza da UFVJM

publicado: 05/10/2023 17h10, última modificação: 05/10/2023 17h10
Material educativo sobre descarte adequado de resíduos rendeu prêmio à terceirizada Daniele Cristina Silva

Com o objetivo de ouvir os profissionais de limpeza da UFVJM e estimular a criação de sugestões de melhoria das condições e ambiente de trabalho e do próprio serviço prestado, a Divisão de Serviços Gerais (DSG), da Diretoria de Administração - Pró-reitoria de Administração (Proad), lançou a campanha Ideia Limpa, nos campi da universidade localizados em Diamantina. De 23 de agosto a 11 de setembro, foram coletadas dezenas de sugestões, por meios digitais e por uma urna disponibilizada no anexo do prédio da Biblioteca, no Campus JK.

A primeira ideia selecionada na campanha foi a criação de material educativo sobre o descarte adequado de resíduos, que rendeu uma cesta de café como prêmio à colaboradora terceirizada de limpeza Daniele Cristina Silva. “Devemos cuidar do ambiente de trabalho como cuidamos e conservamos a limpeza em casa, afinal aqui é a extensão da nossa casa”, comenta Daniele, demonstrando que está cuidando com carinho do seu ambiente de trabalho, sendo exemplo para todos. A vencedora foi parabenizada pela equipe da Proad e da empresa RPL, responsável pela contratação dos colaboradores terceirizados da UFVJM.

Campanha Ideia Limpa coleta sugestões de colaboradores de limpeza da UFVJM - Imagem 1
Entregaram a cesta de café para a vencedora da campanha Ideia Limpa o chefe da DSG, Lucas Ethiene da Silva Moreira; encarregada de limpeza da RPL, Renata Cristina; servidor da DSG, Leonardo da Silva Boaventura; preposto da RPL, Warlisson Gomes; e diretora de Administração da Proad, Cynthia Regina Fonte Boa Pinto (Foto: Equipe DSG)

A partir da sugestão da colaboradora, a equipe da DSG criou um mapa digital orientativo com os pontos de coleta de resíduos recicláveis, destinado a todos os usuários do Campus JK, que pode ser acessado via QR Code. “A ideia selecionada será um ponto de partida para desenvolvermos algumas implementações na UFVJM”, explica o chefe da DSG, Lucas Ehtiene da Silva Moreira.

Campanha Ideia Limpa coleta sugestões de colaboradores de limpeza da UFVJM - Imagem 2
Mapa digital orientativo apresenta locais para descarte de resíduos recicláveis no Campu JK a partir de QR Code

Campanha dá voz aos colaboradores da limpeza

Lucas Ethiene comenta também que a equipe dará sequência à campanha Ideia Limpa, colocando em prática as boas sugestões recebidas. “A campanha foi criada para dar voz aos colaboradores da limpeza, como forma de absorver a visão que eles têm do cotidiano de trabalho, e com a intenção de desenvolver um lado mais humano e envolvê-los no planejamento das ações. Afinal, eles estão em todos os lugares, são uma parte importante do trabalho da universidade”, afirma o chefe da DSG.

Os serviços prestados pelos 95 colaboradores da limpeza terceirizados atendem os campi da UFVJM em Diamantina, nos espaços que necessitam de limpeza permanente, sendo que em alguns ambientes ocorrem em três períodos: matutino, vespertino e noturno. “As atividades desenvolvidas pelos profissionais são complementares aos diversos assuntos que constituem a área de competência legal da universidade, envolvendo apoio à realização das atividades essenciais ao cumprimento da missão institucional”, complementa Lucas.

O trabalho da DSG

A Divisão de Serviços Gerais (DSG), da Diretoria de Administração - Pró-reitoria de Administração (Proad), é responsável pela gestão dos espaços, eventos e fiscalização dos serviços terceirizados. É um de seus objetivos proporcionar aos colaboradores terceirizados qualidade de vida, criação de oportunidades, trabalho em equipe e bem-estar no ambiente de trabalho.

Por Coordenadoria de Comunicação Social