2º Seminário Histórias em Redes: a cidade na trajetória de Marithê Azevedo

publicado 06/10/2023 14h39, última modificação 06/10/2023 14h39
10 de outubro
Quando
10/10/2023 from 19h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Ateliê do Choro - Rua das Mercês, 318
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

Peça gráfica do evento 2º Seminário Histórias em Redes: a cidade na trajetória de Marithê Azevedo

O projeto interdisciplinar Histórias em Redes convida a comunidade acadêmica e de Diamantina para o 2º Seminário Histórias em Redes: a cidade na trajetória de..., que pretende refletir sobre o conceito de cidade em suas múltiplas dimensões e a partir da trajetória de diversos pesquisadores. O primeiro encontro do seminário terá como convidada a artista-pesquisadora Marithê Azevedo e será realizado na próxima terça-feira, 10 de outubro, às 19h, no Ateliê do Choro, em Diamantina, com transmissão online pelo canal do Laboratório de Práticas de Ensino em História (LAPEHIS) no Youtube (LAPEHIS UFVJM).

O evento é gratuito e emitirá certificado para os participantes. As inscrições devem ser feitas por formulário.

A organizadora do evento, professora Vitória Azevedo da Fonseca, do curso de História da UFVJM, explica que o formato do seminário é híbrido e itinerante, ou seja, presencial e transmitido ao vivo e realizado em lugares diferentes ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro. “Contaremos com a participação de pesquisadores de diversas áreas que compartilharão suas trajetórias de pesquisa com enfoque na ideia de cidade”, complementa a professora.

Quem é Marithê Azevedo

Conheça a convidada do primeiro encontro do 2º Seminário Histórias em Redes: a cidade na trajetória de Marithê Azevedo:
Artista-pesquisadora. Doutora em Artes Cênicas pela ECA USP e mestre em Cinema pela ECA USP. Cineasta, roteirista, propositora de poéticas urbanas. Pesquisadora associada do PPG Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) da UFMT; líder do Grupo de Pesquisa Artes Híbridas, intersecçoes, contaminações, transversalidades e do Coletivo à Deriva.
Prêmio melhor documentário brasileiro no Femina - Festival Internacional do Cinema Feminino, por Memórias clandestinas; prêmio melhor telefilme no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, por As cores que habitamos; prêmio Intercom de melhor pesquisa nacional na área da comunicação, por Imagens da cidade: video e história em construção para o ensino fundamental; prêmio Salão de arte do Centro Oeste, pelo Coletivo à deriva.
Orienta mestrado e doutorado em Poéticas Contemporâneas no ECCO/UFMT. Foi professora nos cursos de Cinema da FAAP e da USP, no curso de Rádio e TV da Unimep e no curso de Artes da UFMT.

Histórias em Redes

Histórias em Redes é um projeto interdisciplinar, criado em 2019, de pesquisa e extensão, que desenvolve reflexões e elaboração de roteiros históricos e turísticos empenhados na construção de uma abordagem historiográfica no âmbito do espaço urbano, alinhado com as perspectivas da História Pública, Didática da História e pedagogias da cidade.

A ação é registrada na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) sob o número 10452019.

Peça gráfica do evento 2º Seminário Histórias em Redes: a cidade na trajetória de Marithê Azevedo
2º Seminário Histórias em Redes: a cidade na trajetória de Marithê Azevedo
10 de outubro de 2023 - 19h
Ateliê do Choro - Rua das Mercês, 318 / Diamantina
Transmissão ao vivo pelo canal do Youtube LAPEHIS UFVJM