8 de setembro: dia de celebrar a criação da UFVJM

publicado: 08/09/2022 15h50, última modificação: 08/09/2022 15h50
São 17 anos como universidade e 69 anos como instituição de ensino superior

Peça gráfica de comemoração da criação da UFVJM

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) foi criada em 8 de setembro de 2005 (Lei 11.173), mas sua história começou em setembro de 1953, quando Juscelino Kubitschek de Oliveira fundou a Faculdade de Odontologia de Diamantina (Faod), para atender as necessidades do Vale do Jequitinhonha.

Antes de se tornar universidade, foi Faculdade Federal de Odontologia (Fafeod) e depois Faculdades Federais Integradas de Diamantina (Fafeid).

Hoje, a UFVJM possui 5 campi, distribuídos nas cidades de Diamantina, Teófilo Otoni, Janaúba e Unaí, e abrange as mesorregiões do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Noroeste e Norte de Minas Gerais.

Para atender a demanda dessas regiões, a instituição oferece 45 cursos de graduação e 26 de pós-graduação na modalidade presencial, além de 5 cursos de graduação e 7 de pós-graduação, nos 42 polos de Educação a Distância (EaD).

Parabéns, UFVJM, pelos seus 17 anos de universidade e pelos 69 anos de tradição no ensino público e de qualidade!

Por Diretoria de Comunicação Social