Notícias

Institucional

UFVJM elabora plano para iniciar atividades práticas presenciais dos estudantes a partir de outubro

publicado: 19/08/2021 09h53, última modificação: 19/08/2021 09h59
Seguindo protocolos de biossegurança, planeja-se ampliar a realização das práticas de forma progressiva

Gestão do ensino durante a pandemia da Covid-19

“Em observância aos protocolos de biossegurança para enfrentamento da pandemia causada pelo Sars-CoV-2, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) implementou calendário acadêmico híbrido a partir do semestre 2020/1. Mantendo os mesmos critérios para os conteúdos teóricos e práticos, iniciaremos o calendário acadêmico 2021/1 em 18 de outubro, com término previsto para o início do mês de março de 2022. Nesse modelo híbrido, todas as aulas teóricas continuarão sendo ministradas por meio de tecnologias aprovadas para o ensino remoto. As aulas práticas já foram autorizadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão por meio da Resolução Consepe 01/2021. Assim, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) aprova os conteúdos práticos desde que eles estejam em conformidade com o Plano de Contingência definido pela Comissão Permanente de Biossegurança (CPBio) da UFVJM”, ratifica a pró-reitora de graduação, Orlanda Miranda Santos.

Início das atividades práticas presenciais

A Reitoria da UFVJM planeja iniciar as atividades presenciais de todos os cursos a partir de 18 de outubro de 2021, seguindo os protocolos que foram recentemente atualizados pela nova comissão da CPBio/UFVJM. Esse planejamento leva em contexto, entre outros, os seguintes aspectos:

I o quadro epidemiológico da pandemia da Covid-19 nas cidades sede dos nossos campi;
II a involução dos indicadores da pandemia no estado de Minas Gerais e no país;
III o estágio de vacinação dos servidores, dos estudantes e da população em geral;
IV os dados epidemiológicos acerca das mutações do Sars-CoV-2, a exemplo da variante Delta;
V o estabelecimento das condições de biossegurança para a execução das atividades práticas;
VI a prévia análise do encargo de ensino do docente em diálogo com o coordenador do curso;
VII a disponibilidade de materiais de consumo para as atividades práticas;
VIII o monitoramento diário dos servidores e estudantes quanto ao surgimento de sinais e sintomas da Covid-19.

A importância da vacinação

“No cenário de vacinação, temos a situação do Campus JK, em Diamantina, no qual a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou, em 26 de junho, a primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford para todos os servidores da UFVJM. A previsão é que a segunda dose seja ministrada em 26 de setembro deste ano. Espera-se que, na segunda semana de outubro, todas as pessoas vacinadas estejam imunologicamente mais protegidas. De forma semelhante, as cidades que sediam os outros campi (Teófilo Otoni, Unaí e Janaúba) têm avançado na vacinação. A expectativa é que, em 18/10/2021, nossos estudantes já tenham tido acesso à vacinação, conforme calendário de vacinação em Minas, sendo possível, portanto, ampliar a perspectiva de um retorno gradual e seguro a algumas atividades práticas presenciais, planejadas e organizadas conforme a necessidade e viabilidade dos cursos, em termos estruturais e de processos de trabalho”, esclarece a professora Luciara Leão, diretora de Atenção à Saúde (Dasa).

Das atividades de extensão da Proexc

“Dos 110 projetos de extensão e cultura da UFVJM, 1 foi autorizado pela CPBio, já encontra-se em funcionamento presencial e 2 dois foram encaminhados para avaliação da comissão. À medida que os protocolos de biossegurança forem sendo implementados, vamos gradualmente verificando as ações de extensão e cultura que se adaptam aos protocolos sanitários e assim voltando com segurança às atividades extensionistas”, informa o pró-reitor Marcus Guelpeli.

Das atividades de pesquisa e pós-graduação

“Para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o retorno presencial parcial e gradual deve priorizar as atividades de pesquisa. Enquanto isso a oferta de unidades curriculares (disciplinas), os exames e as defesas continuarão sendo operacionalizados usando as tecnologias do ensino remoto. As atividades de pesquisa poderão ser retomadas desde que estejam em conformidade com o Plano de Contingência definido pela CPBio e devidamente formalizadas na PRPPG”, esclarece o pró-reitor Thiago Fonseca.

A importância do monitoramento diário e do planejamento participativo

A Diretoria de Atenção à Saúde (Dasa) e a Diretoria de Comunicação (Dicom) estão atuando em conjunto com pró-reitorias no sentido de planejar, junto aos coordenadores de cada curso, o reinício das atividades presenciais. Representantes dos estudantes também participarão das discussões e decisões.

“Esse planejamento será publicizado em breve, com o objetivo de estabelecer os procedimentos operacionais padronizados, a fim de que tenhamos um comportamento preventivo, rigorosamente monitorado, com atenção à preservação da saúde dos nossos servidores, dos nossos estudantes, bem como dos usuários dos nossos serviços”, salienta a pró-reitora Orlanda.

O efetivo controle da pandemia permitirá a continuidade das práticas, com o aumento progressivo dos estudantes nesses ambientes ou, em caso contrário, sua imediata suspensão.

“É importante frisar que, nas últimas semanas, temos observado queda progressiva da média móvel de mortes e de novos casos no estado de Minas Gerais e no país. Cresce o percentual da população vacinada e as atividades de serviços têm sido progressivamente restabelecidas no país como um todo. Similarmente, muitas universidades já estão iniciando suas atividades de forma dialogada, planejada, segura e, sobretudo, com a devida responsabilidade de todos os atores envolvidos. Norteados por essa forma de administrar a universidade, de forma conjunta, ouvindo os órgãos colegiados, suspendemos nossas atividades acadêmicas em março de 2020. Uma decisão acertada! Passados 18 meses, chegou o momento de planejar e restabelecer o retorno da comunidade acadêmica aos nossos campi”, conclui o reitor Janir Alves Soares.

Por Reitoria