UFVJM mobiliza-se para prevenção do coronavírus

publicado: 13/03/2020 19h15, última modificação: 17/03/2020 16h44
Autoridades da universidade, governo do estado, município e casas de saúde reúnem-se em prol de ações preventivas

Em reunião realizada hoje pela manhã na UFVJM em Diamantina, o reitor da instituição, professor Janir Alves Soares, e demais representantes dos cursos da área de saúde da universidade, reuniram-se com representantes da Superintendência Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Diamantina e casas de saúde da cidade para que juntos pudessem fazer uma análise ponderada do cenário da pandemia do coronavírus (Covid-19) para ações preventivas que visem evitar a disseminação da doença.

Reunião da comissão sobre pandemia do coronavírus

Autoridades da universidade, governo do estado, município e casas de saúde reúnem-se na UFVJM (foto: Anna Bastos)

Segundo o reitor, a UFVJM está se colocando à disposição dos órgãos responsáveis pela gestão de saúde nas cidades onde ela tem campus para colaborar nas ações preventivas. “A ideia é estar à frente dos fatos para que não sejamos surpreendidos de forma negativa pela doença. São milhares de vidas em nossas cidades, em nossa instituição e precisamos nos precaver para evitar o pior. A cidade de Diamantina, por exemplo, onde temos o maior número de servidores e estudantes, não está isolada. Ela está no circuito universitário. São pessoas indo e vindo, assim como nas outras cidades onde temos campus”.

Na reunião de hoje, foi criada uma comissão composta por 13 representantes da UFVJM e também dos órgãos presentes para o acompanhamento da situação em Minas Gerais e também no país. De acordo com o professor da Faculdade de Medicina de Diamantina (Famed) da UFVJM, o infectologista Frederico Toledo Rocha, ainda não há confirmação de transmissão comunitária do coronavírus em Minas Gerais e a população precisa ficar atenta às informações verdadeiras sobre a situação e não entrar em pânico.

Na próxima segunda-feira, dia 16 de março, haverá uma reunião do Conselho Universitário da UFVJM, quando será reavaliada a situação da pandemia nas cidades onde a instituição possui campus e, a partir de então, providenciados novos encaminhamentos.

Também nesta sexta-feira, 13/3, a Diretoria de Comunicação Social da UFVJM consultou a professora da Famed e diretora técnica da Santa Casa de Caridade de Diamantina, Verna de Carvalho Braz, que prestou esclarecimentos sobre o coronavírus (Covid-19). Confira a entrevista abaixo:

Aplicativo Coronavírus - SUS

Tem como função principal veicular dicas, cuidados e prevenção contra surtos.

O Ministério da Saúde lançou o app Coronavírus-SUS, com o objetivo de conscientizar a população sobre o coronavírus COVID-19.

Para isso o aplicativo conta com as seguintes funcionalidades: - Informativos de diversos tópicos, como os sintomas, como se prevenir, o que fazer em caso de suspeita e infecção e etc; - Mapa indicando unidades de saúde próximas; - Em caso de suspeita de infecção, o cidadão pode conferir se os sintomas são compatíveis com o do corona, e caso seja será instruído e encaminhado para a unidade de saúde básica mais próxima; - Área de notícias oficial do Ministério da Saúde com foco no coronavírus.

Acesse aqui.