Notícias
Proace realiza pesquisa sobre acesso dos estudantes às tecnologias de informação e comunicação
A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace) vai realizar, a partir de hoje (30/6), uma pesquisa de opinião pública sobre o acesso às tecnologias da informação e comunicação durante a pandemia da Covid-19 junto aos estudantes da UFVJM classificados nos editais de 2019/2 para acesso ao Programa de Assistência Estudantil (PAE).
Considerando a situação de emergência em saúde pública pela qual passa o país, em decorrência da pandemia da Covid-19, que inviabiliza a presença de estudantes e servidores no ambiente da universidade, e tendo em vista a possibilidade de uso de meios digitais para oferta de disciplinas teóricas, conforme autorizado pelo Ministério da Educação por meio das Portarias 343/2020, 345/2020, 395/2020, 473/2020 e 544/2020, a UFVJM vem discutindo alternativas para a retomada do calendário acadêmico que possibilitem aos estudantes a manutenção de atividades pedagógicas e que evitem prejuízos à sua formação, bem como viabilizem reduzir a reposição de carga horária presencial ao final desse período.
O objetivo da pesquisa é identificar as possibilidades de acesso à internet e a equipamentos de tecnologia de comunicação e informação, visando ao planejamento das ações educativas durante e posteriormente o período de suspensão das atividades letivas presenciais.
Os estudantes classificados nos Editais 2019/2 do Programa de Assistência Estudantil (PAE/PROACE) receberão no e-mail cadastrado no e-Campus o link para acesso à pesquisa, que estará disponível até o dia 10 de julho.
Assistência Estudantil
A Assistência Estudantil é entendida na perspectiva de educação como direito e compromisso com a formação integral do estudante. Configura-se como uma política pública que estabelece um conjunto de ações que buscam reduzir as desigualdades socioeconômicas e promover a justiça social em quaisquer percursos formativos.
O PAE da UFVJM é o conjunto de ações que têm por finalidade ampliar as condições de permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de forma a viabilizar a igualdade de oportunidades quanto ao acesso à graduação presencial e contribuir para a redução das taxas de retenção e evasão, atentando às desigualdades sociais.