UFVJM constitui grupo de trabalho para discutir programa Future-se

publicado: 05/08/2019 11h00, última modificação: 09/08/2019 19h54
Um dos objetivos do grupo é construir um documento com análise do mérito e método da proposta, para subsidiar decisão do Conselho Universitário

Considerando que o projeto de lei, ainda sem aprovação do governo federal, que institui o Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras – Future-se trata de temas essenciais para a vida das instituições federais, como gestão financeira, governança, pesquisa, autonomia acadêmica, entre outros, a Reitoria da UFVJM constituiu, na última quarta (31), um Grupo de Trabalho (GT) para que o programa Future-se seja amplamente debatido com a comunidade acadêmica.

O GT iniciou suas atividades com a proposta para o trâmite da análise do Programa Future-se baseada nos seguintes passos:

1. Guarnecer as discussões internas, garantindo a participação de toda comunidade acadêmica. Para isso foi criado um e-mail geral do GT sobre o programa para receber mensagens de toda comunidade: gtfutureseufvjm@gmail.com.

2. Estímulo à participação de estudantes, professores e técnico-administrativos na consulta pública do Ministério da Educação (MEC). Entende-se que a comunidade da UFVJM deve participar, massivamente, da consulta pública do Programa Future-se, para que o MEC tenha ciência das posições individuais sobre o texto apresentado. A consulta pública encontra-se disponível na internet: https://isurvey.cgee.org.br/future-se/. Qualquer pessoa pode acessar o sistema e fazer um cadastro. É preciso informar nome, e-mail e CPF, além de criar uma senha de acesso. O prazo para enviar contribuições vai até dia 15 de agosto.

3. Encaminhamento à comunidade de documentos qualificados sobre o tema.

4. Construção de um documento com análise do mérito e método da proposta. O documento será uma análise crítica, ainda que preliminar, dos textos sobre o programa, que servirá como subsídio para análises, discussões e deliberações no Conselho Universitário (Consu).

O grupo de trabalho ressalta a importância do debate sobre o tema com a participação de alunos, técnicos e professores, por meio de assembleias, reuniões de colegiados e congregações. O GT é presidido pelo professor Paulo César de Resende Andrade.

Consulte nos links abaixo documentos e materiais sobre o programa:

1 - Proposta do programa Future-se

2 - Nota técnica do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes)

3 - Minuta do  Projeto de Lei Future-se

4 - Análise sobre Future-se da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

5 - Slides de apresentação do Future-se

6 - Carta de Vitoria da Andifes