Concerto-aula com o professor Marcus Ferrer e Duo Gabriel Tasso e Artur Vidal

publicado 16/07/2025 00h00, última modificação 18/07/2025 19h31
22 de julho de 2025
Quando
22/07/2025
de 16h00 até 18h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Diamantina
Adicionar evento ao calendário
iCal

No próximo dia 22 de julho, a Escola de Artes e Música Maestro Francisco Nunes, em Diamantina (MG), abrirá as portas para um concerto-aula com o professor Marcus Ferrer e Duo Gabriel Tasso e Artur Vidal. A ação conta com o apoio do projeto de extensão Tramas - Território de Afetos, Mineiridades e Artes da UFVJM. Aberto para a participação de toda a comunidade, interna e externa da UFVJM, o evento será a partir das 16 horas. Para participar, é necessário realizar inscrição, de forma on-line, aqui.

De acordo coma Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM, a iniciativa promove o intercâmbio de conhecimento, difunde o acesso à cultura da música instrumental brasileira e estimula a formação de público e fomento das práticas interpretativas e composicionais. “Marcus Ferrer é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, pós-doutor em Música/Viola brasileira, pela Academia de Música de Malmö/Lund University/Suécia, com experiência internacional e vasta produção em viola brasileira.  Artur Vidal e Gabriel Tasso são jovens talentos, em formação pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e são reconhecidos na cena musical acadêmica e independente”, destaca a diretoria.

Durante o concerto-aula, “o professor Marcus apresentará a aplicabilidade do repertório de viola nos estilos musicais brasileiros, com ênfase no gênero choro. Além disso, o público terá oportunidade de conhecer o processo de prática de conjunto dos músicos, repertório e arranjo para música de câmara”, detalha a Diretoria de Cultura da UFVJM.

 

Projeto Tramas - Território de Afetos, Mineiridades e Artes

A diretora de Cultura da UFVJM, Rosiane Ribeiro Bechler, explica que o Projeto Tramas - Território de Afetos, Mineiridades e Artes tem como objetivo principal articular e constituir uma rede de agentes culturais internos e externos à universidade, promovendo, fomentando e apoiando ações artísticas e culturais. “Por meio do Tramas realizamos ações em todos os campi da UFVJM, atendemos às demandas do calendário acadêmico e nos aproximamos da comunidade externa, firmando parcerias importantes no setor cultural. Devido ao êxito da proposta daremos continuidade ao projeto neste ano de 2025, revisitando as metas que não foram amplamente alcançadas e dando continuidade às ações em curso", destaca Rosiane. 

Para saber mais informações sobre o projeto, acompanhe o perfil oficial da Proexc no Instagram.