Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni em Diamantina

publicado 23/05/2024 19h50, última modificação 24/05/2024 20h03
24 a 28 de maio
24/05/2024 até 28/05/2024 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Diamantina
Visite o site do evento

Peça gráfica do evento FESTTO

Em sua 13ª edição, o Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni (FESTTO), neste ano, também terá edição itinerante e, além de Teófilo Otoni, será realizado nas cidades de Diamantina e Belo Horizonte. A UFVJM é parceira do evento, por meio da Diretoria de Cultura (DIC), e comemora a realização do evento também em Diamantina. O FESTTO 2024 traz como tema "Mulheres", e promete abrir as cortinas para celebrar a força criativa das mulheres em sua diversidade! Com espetáculos, oficinas, mostras de alunos e gastronomia, o festival será entre os dias 24 de maio e 1º de junho de 2024. O FESTTO é realizado, desde 2012, pelo Instituto Cultural In-Cena.

De acordo com a DIC, a edição traz como destaque na programação a vencedora do prêmio Shell 2019 Nena Inoue e também a atriz carioca Nilma Andrade, indicada ao prêmio Shell 2024. “Nós, da Diretoria de Cultura da UFVJM, estamos honrados e verdadeiramente alegres em receber o FESTTO em Diamantina, tanto pela expressividade artística do grupo In-Cena quanto pelo seu compromisso social. E também porque esse é um movimento que atende a um dos nossos principais desafios, que é a integração intercampi na UFVJM. Então, muito nos orgulha ter um pouco de Teófilo Otoni aqui conosco nesses dias de FESTTO e de festa. E que essa troca seja uma realidade cada vez mais frequente!”, destaca a diretora de Cultura da UFVJM, Rosiane da Silva Ribeiro Bechler.

Veja a programação completa do Festival no site do In-Cena, ou pelo perfil do instituto no Instagram.

Confira abaixo a programação completa do evento em Diamantina:

Domingo – 26 de maio
13h – Chegança do FESTTO em Diamantina – artistas e convidados locais
15h - Oficina com o Xotear
Local: Ferinha do Elefante – Entrada Gratuita (almoço/bebida à parte, custo de R$ 20)

20h – Maracatu Estrela da Serra + Cortejo Poético Drummond pelos Cantos, com Grupo In-Cena de Teatro – Gratuito
Local: Beco do Mota

Segunda-feira – 27/5
7h30 às 8h30 – Contação de Histórias Infantis, com Grupo In-Cena de Teatro – Gratuito
Local: Centro de Cultura/Datas

10h30 às 12h30 – Participação Especial: Grupo “Há Braços Poéticos” com a performance C O R P O R I O
Diálogos Cênicos: Encontros Formativos – Conversa sobre o trabalho artístico do Instituto In-Cena, com Andre Luiz Dias – Participação: IFNMG-Campus Diamantina
Local: Teatro Santa Izabel

19h – Espetáculo: Pipas, com Nilda Andrade – Valor Ingresso: R$ 40 inteira – R$ 20 meia
Local: Teatro Santa Izabel

Terça-feira – 28/5
9h às 11h – “CAFÉCOMVERSA”: Trocas, Saberes e Produção Artística com participantes do FESTTO e convidados – Gratuito
Local: Moradia Estudantil da UFVJM

16h – Espetáculo: O Menino que Aprendeu a Imaginar, com Grupo In-Cena de Teatro – Valor Ingresso: R$ 20 inteira – R$ 10 meia
Local: Teatro Santa Isabel

Este evento tem registro número 202203000741 na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.