Cultura Interligada

publicado 03/06/2024 18h41, última modificação 03/06/2024 18h41
4 de junho a 26 de novembro
Quando
04/06/2024 19h30 até 26/11/2024 19h30 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Evento Híbrido
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

Peça gráfica do evento Cultura Interligada

Desenvolver pensamento crítico, adquirir cultura e aprendizado por meio de um clube literário de literatura nacional. Esse é o objetivo do projeto de extensão Cultura Interligada do Clube da Leitura UFVJM, que iniciará seus encontros nesta terça-feira (4/6), às 19h30. Em formato híbrido, com reuniões on-line, via plataforma Google Meet, e outras presenciais, no centro da cidade de Diamantina, o projeto é aberto para a participação de toda a comunidade, interna e externa da UFVJM. Para participar do projeto é preciso inscrever-se com preenchimento de formulário disponível aqui.

De acordo com o coordenador do projeto, o professor do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), Ulisses Barros de Abreu Maia, os encontros serão realizados quinzenalmente, e têm previsão de irem até o dia 26 de novembro. “Esse clube é ideal para amantes da literatura brasileira que desejam explorar obras clássicas e contemporâneas; apreciadores de um bom café que gostam de compartilhar ideias e insights literários; e para aqueles que querem desenvolver pensamento crítico, adquirir cultura e muito aprendizado. Além disso, ofereceremos um ambiente virtual e presencial descontraído e acolhedor para promover discussões enriquecedoras sobre nossas leituras”, detalha Maia.

Para realizar inscrição, o interessado já deve selecionar algumas obras, sugeridas pelo projeto, em que tenha interesse de leitura e discussão, entre os títulos: Esaú e Jacó - Machado de Assis; Feliz Ano Novo - Rubem Fonseca; Macunaíma – Mário de Andrade; Olhos D'água - Conceição Evaristo; Os Sertões - Euclides da Cunha; Quarto de Despejo - Diário de uma Favelada - Carolina Maria de Jesus; e Torto Arado - Itamar Vieira Junior. Também é solicitado, ao participante, sugestão de outras obras para leitura durante o projeto. Veja aqui.

O professor destaca que para quem participar do projeto, que conta com a participação da bolsista Glaciane Simões de Oliveira, haverá emissão de certificados de horas acadêmicas de cultura.