Exibição do documentário “As Vozes do Rio Grande”

publicado 15/08/2023 08h37, última modificação 15/08/2023 08h37
15/08/2023 from 19h30 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Teatro Santa Isabel - Diamantina/MG

Peça gráfica do evento Exibição do documentário “As Vozes do Rio Grande”

O Núcleo de Pesquisa, Estudos e Extensão em Saúde Coletiva (Nupeesc) da UFVJM convida os moradores de Diamantina para assistir ao documentário “As Vozes do Rio Grande”, que traz imagens e depoimentos sobre a importância social do bairro no contexto diamantinense. A exibição será nesta terça-feira, 15 de agosto, às 19h30, no Teatro Santa Isabel. A entrada é gratuita, e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do teatro por todos os interessados.

O documentário aborda, em três atos, as memórias e perspectivas de moradores do bairro periférico Rio Grande, da cidade histórica de Diamantina. “As falas estão entremeadas por imagens do presente e do passado que nos conduzem à reflexão sobre o processo histórico e social de construção do bairro e seu atravessamento por um rio que, ao longo dos anos, vem sendo degradado”, explica Ana Paula Azevedo Hemmi, coordenadora do evento e líder do Nupeesc.

Programação do evento Exibição do documentário “As Vozes do Rio Grande”

Às 19h30, haverá a exibição do documentário; seguida da intervenção artística “Corpo Rio: uma performance em estado de pesquisa”, do Grupo de Pesquisa e Criação em Dança Há Braços Poéticos, da UFVJM, às 20h; e logo após, às 20h30, será realizado um debate.

Ficha técnica

“As Vozes do Rio Grande” é uma realização do Nupeesc, como parte do projeto de extensão (Re)conhecendo as necessidades sociais e de saúde da população do Vale do Jequitinhonha: uma produção audiovisual. Conta com parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio de Diamantina e Teatro Santa Izabel e apoio da Associação dos Quatro Vinténs, Rh Pontífice, Museu de Tipografia Pão de Santo Antônio e Grupo de Pesquisa e Criação em Dança Há Braços Poéticos.

Já o projeto de extensão foi aprovado no Edital 02- 2022 - Procarte Proexc/ UFVJM e possui a seguinte equipe:

• Coordenadora - Ana Paula Azevedo Hemmi
  • Vice-coordenador - André Luís Lopes Borges de Mattos
  • Bolsista: Mariana da Silva Santos
  • Equipe: Diogo Neves Pereira e Paulo Afranio Sant'Anna
  • Participação inicial - Akilles Daniel Santos; Ian Salomão Santos; Mariana Nayara Silva Roque; Thainá Mendes Lopes
  • Parceria - Laboratório de Tridimensionalidades / Escola de Belas Artes / Universidade Federal de Minas Gerais (Coordenação: Prof. Fabrício Fernandino / Editor de Imagens: Osger Machado)
  • Apoio: União Associativa dos Quatro Vinténs (Unasqua)

A ação tem registro (número 202203000549) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.