Curso de Jardinagem para Iniciantes: transformando pessoas e espaços

publicado 10/11/2023 15h41, última modificação 10/11/2023 15h41
17 de novembro a 15 de dezembro
17/11/2023 até 15/12/2023 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Evento on-line
Visite o site do evento

Curso de Jardinagem Para Iniciantes

Curso de Jardinagem para Iniciantes: transformando pessoas e espaços é o nome da ação de extensão que tem o objetivo de promover a educação ambiental destacando a importância da jardinagem sustentável. O curso vai ser realizado no período de 17 de novembro a 15 de dezembro, de forma on-line através da plataforma Google Classroom, e tem uma carga horária de 40 horas. A iniciativa é aberta à participação da comunidade interna e externa da UFVJM.

“Além de simplesmente plantar flores, a jardinagem caracteriza-se como uma atividade terapêutica recomendada para prevenir o estresse, a depressão e o sedentarismo, além de ser benéfica para o meio ambiente. Nessa ação, compartilhamos os princípios fundamentais da jardinagem e seus impactos positivos nas esferas social, ambiental e pessoal. Essa iniciativa visa estreitar os laços entre a comunidade e a universidade, promovendo sustentabilidade, qualidade de vida e conscientização ambiental”, explica o servidor Elvis Pierre Alves Soares, geógrafo da UFVJM e coordenador do projeto.

O projeto conta com a participação do bolsista Daniel Soares.

O curso é gratuito, mas é necessária a inscrição para controle de participantes. A inscrição é realizada pelo formulário eletrônico.

Conteúdo Programático do curso:

Módulo 1: Fundamentos da Jardinagem (10h)
Introdução à jardinagem, História da jardinagem, Importância da jardinagem para o ambiente e a saúde

Módulo 2: Seleção e Cultivo de Plantas (10h)
Escolha das plantas adequadas para diferentes ambientes, Técnicas de plantio e propagação, Cuidados iniciais com as mudas e sementes

Módulo 3: Cuidados e Manutenção das Plantas (10h)
Manejo adequado do solo, Rega e nutrição das plantas, Poda e controle de pragas e doenças

Módulo 4: Sustentabilidade, Ecologia e Benefícios da Jardinagem (10h)
Impactos ambientais positivos da jardinagem, Promoção da biodiversidade, Benefícios terapêuticos e sociais da jardinagem

Participe!

A ação é registrada como curso de extensão (202304000010) na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.