Curso de extensão em Espanhol: língua, literatura e culturas hispânicas

publicado 09/11/2023 16h45, última modificação 09/11/2023 16h45
13 de novembro a 15 de dezembro
13/11/2023 até 15/12/2023 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Laboratório de Práticas de Ensino de Línguas (Lapel) - Campus JK
Site
Visite o site do evento

Na próxima segunda-feira, tem início um curso de extensão em Espanhol que une língua, literatura e culturas hispânicas, que será ministrado de forma híbrida pela professora Antonia Javiera Cabrera Muñoz, com monitoria dos alunos Sendy Teixeira de Oliveira Otoni e Marcelo Augusto Fernandes, do curso de Letras da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) da UFVJM.

As atividades começam em 13 de novembro e seguem até 15 de dezembro, com uma carga horária total de 30 horas, e são abertas a todos os interessados das comunidades interna e externa à universidade, a partir de 14 anos de idade. São disponibilizadas 40 vagas. O objetivo da ação é oportunizar ao público em geral uma imersão cultural em língua espanhola, quando serão abordados conteúdos linguísticos, literários e culturais hispânicos. Para participar, não é necessário conhecimento prévio da língua espanhola, mas é preciso fazer a inscrição pelo formulário on-line.

“A importância dessa ação extensionista é a possibilidade de os docentes e discentes do curso de Letras (Português e Espanhol) promoverem espaços de imersão na língua espanhola em que sejam ministrados conteúdos e atividades práticas do universo hispânico em contextos de ensino livre a um público-alvo amplo, o que contribuirá significativamente para a formação de professores de línguas na região do Vale do Jequitinhonha. Além disso, a ação possibilitará a esse público a oportunidade de iniciar os estudos hispânicos, aprendendo aspectos básicos da língua, lendo textos literários e compreendendo as variadas culturas hispânicas nas quatro habilidades cognitivas (ouvir, ler, escrever e falar)”, explica a coordenadora do curso, professora Antonia Javiera Cabrera Muñoz.

Programação

Texto em destaque: No dia 13 de dezembro ocorrerá o “La Noche Hispánica”: evento cultural de encerramento do Curso na Livraria Espaço B no Beco da Tecla em Diamantina.

Os objetivos do Curso são:
1) Introduzir conhecimentos culturais do universo hispânico através do conceito de hispanofonia e do paronama histórico-cultural da Espanha e países latino-americanos;
2) Conhecer a formação linguistiva da Espanha e países latino-americanos, que vai além do castelhano: principais dialetos e outras linguas;
3) Introduzir as principais questões da língua estrangeira: normatização, alfabeto fonético e gráfico, encontros vocálicos, consoantes, sinais de pontuação.
4)Exercitar a entonação em língua espanhola através de diversas atividades de compreensão auditiva e de práticas orais específicas;
5)Teorizar as habilidades de compreensão auditiva e leitora, assim como, exercitá-las mediante o uso de vários recursos audiovisuais e bibliográficos;
6)Teorizar as habilidades de produção oral e escretira, assim como, exercitá-las mediante o uso de vários recursos audiovisuais e bibliográficos;
7) Alcançar, ao final do Curso, o Nível A2 de Usuário Básico, segundo o Marco Comum Europeu de Referência para as Linguas Estrangeiras;
8) Avaliar os diários reflexivos produzidos pelos alunos durante o Curso de Extensão.
Haverá emissão de certificados da PROEXC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM.
Clique na imagem para ampliá-la

As atividades do curso de extensão em Espanhol serão desenvolvidas de forma híbrida, com aulas presenciais (segundas-feiras), on-line (quartas-feiras) e assíncronas (sextas-feiras), sempre das 14h às 16h. As aulas presenciais serão realizadas no Laboratório de Práticas de Ensino de Línguas (Lapel), localizado no Centro de Estudos em Humanidades do Campus JK, em Diamantina. As aulas on-line e assíncronas serão realizadas nas plataformas do Google Meet e do Google Classroom.

Os organizadores informam que o participante que concluir pelo menos 75% da carga horária terá direito ao certificado e que todo o material utilizado será disponibilizado gratuitamente aos alunos.