Caravana nos Territórios

publicado 02/08/2023 14h14, última modificação 04/08/2023 10h47
8 a 10 de agosto
08/08/2023 até 10/08/2023 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Araçuaí e Jequitinhonha

Texto em destaque: Confira a programação do evento Caravana nos Territórios no dia 9 de agosto de 2023.  Às 8 horas, acolhida com café. Às 8 horas e 30 minutos, apresentação dos grupos e dos participantes. Às 9 horas, resultados das análises físico-químicas de amostras de mel. Às 10 horas, realização da pesquisa social. Às 11 horas, resultados da pesquisa de pasto apícola da região.

O projeto de pesquisa Cadeia de Valor do Mel no Semiárido Mineiro - análise ecológica, socioeconômica e organoléptica com vistas à exportação e ampliação do mercado de méis especiais, formado por grupos de pesquisa e programas de pós-graduação da UFVJM, realiza o evento Caravana nos Territórios, nos municípios de Araçuaí e Jequitinhonha, no período de 8 a 10 de agosto. A programação conta com workshop e apresentação de resultados de pesquisas e análises, é gratuita e aberta àqueles que atuam com produção, beneficiamento, comercialização de mel e produtos associados.

De acordo com a coordenadora do projeto de pesquisa, professora Aline Weber Sulzbacher, o evento se propõe a ser um espaço de diálogo para a socialização dos resultados das pesquisas e dos grupos envolvidos (professores e estudantes) e para a escuta dos sujeitos e seus coletivos (associações, cooperativas, grupos, assessorias) referentes aos temas da produção de mel, beneficiamento, comercialização, desafios, políticas, entre outros.

“A realização da atividade é fundamental para fortalecer conexão e enraizamento da UFVJM, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão junto com parceiros como as Escolas Família Agrícolas, IFNMG, associações e sujeitos das comunidades, especialmente neste caso do Médio e Baixo Vale do Jequitinhonha, que atuam em todos os elos com a produção de mel e produtos associados, como própolis, néctar, cera e apitoxina”, analisa a professora.

Caravana nos Territórios é um evento organizado pela UFVJM, por meio dos grupos de pesquisa Observatório dos Vales e do Semiárido Mineiro e Centre of Advanced Studies on Functioning of Ecological Systems and Interactions (CAFESIN) e programas de pós-graduação em Estudos Rurais, Ciências Humanas e Ciências Florestais, em parceria com o Grupo de Pesquisa ValeBee, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), e Escola Família Agrícola Renascer (EFAR).

* 8/08 - Encontro de pesquisadores e pesquisadoras da cadeia de valor do mel
Workshop com socialização de atividades de ensino, pesquisa e extensão pesquisas em andamento
Local: IFNMG - Campus Araçuaí

* 9/08 - Encontro com produtores e produtoras de mel
Apresentação dos resultados parciais das pesquisas em andamento no âmbito do projeto de pesquisa Cadeia de Valor do Mel no Semiárido Mineiro - análise ecológica, socioeconômica e organoléptica com vistas à exportação e ampliação do mercado de méis especiais
Local: IFNMG - Campus Araçuaí

* 10/08 - Encontro com estudantes
Apresentação dos resultados das análises de amostra de mel e da coleta de flores realizados na Escola Família Agrícola Renascer (EFAR)
Local: EFAR - Assentamento Campo Novo, município de Jequitinhonha

Projeto de pesquisa

Registrado na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFVJM, o projeto Cadeia de Valor do Mel no Semiárido Mineiro - análise ecológica, socioeconômica e organoléptica com vistas à exportação e ampliação do mercado de méis especiais é formado pelos grupos de pesquisa Observatório dos Vales e do Semiárido Mineiro, Grupo de Pesquisa em Interações Biológicas e Centro de Investigações da Flora e pelos programas de pós-graduação em Estudos Rurais, Ciências Humanas e Ciências Florestais. E conta com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O projeto de pesquisa é registrado na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) sob o número 1552022.