1º Encontro sobre questões raciais e saúde: 10 anos da lei de cotas, os avanços e os desafios no curso de medicina

publicado 02/08/2022 17h07, última modificação 02/08/2022 17h09
4 e 5 de agosto
Quando
04/08/2022 até 05/08/2022 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Auditório Central - Campus do Mucuri
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da Faculdade de Medicina do Mucuri (Fammuc) realiza nos dias 4 e 5 de agosto o 1º Encontro sobre questões raciais e saúde: 10 anos da lei de cotas, os avanços e os desafios no curso de medicina. As atividades do encontro são gratuitas e abertas à participação de todos os interessados da UFVJM.

Em agosto de 2022, a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, completa 10 anos. A regulamentação dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio estipulando, entre outras medidas, a reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas, de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo, assim como para candidatos pretos, pardos e indígenas.

O evento tem o objetivo de estimular as discussões sobre essa importante medida de acesso ao ensino superior público e discutir os avanços e os desafios da aplicação da lei nos cursos de medicina, especialmente em relação aos aspectos raciais.

Para realizar a inscrição no evento, acesse o site.

Confira a programação:

NO DIA 4 DE AGOSTO OCORRERÁ A SESSÃO COM O PROJETO POPCORN: A MEDICINA NA SÉTIMA ARTE, DE 18H ÀS 21H NO AUDITÓRIO CENTRAL DO CAMPUS DO MUCURI. Palestrante: Bárbara Mendes Guimarães. Enfermeira na Fammuc/UFVJM. Trabalha com as Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade, desde 2017. Especialista em formação de Educadores em Saúde pela UFMG E Mestra em Tecnologia, Ambiente e Sociedade pela UFVJM. Palestrante: Danilo Bispo. Estudante de medicina na UFVJM, ex-presidente do DcE UFVJM, militante pelo Levante Popular da Juventude e membro do NegreX, coletivo Nacional de médicas, médicos e estudantes de medicina negras e negros. No dia 5 de agosto ocorrerá a MESA DE DISCUSSÃO SOBRE AS COTAS RACIAIS NAS UNIVERSIDADES, ESPECIALMENTE EM RELAÇÃO AO CURSO DE MEDICINA. DE 18H ÀS 21H30 NO AUDITÓRIO CENTRAL DO CAMPUS DO MUCURI.