Aula inaugural da FIH

publicado 11/05/2022 16h13, última modificação 11/05/2022 16h13
12 de maio
12/05/2022 from 19h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Evento on-line
Site
Visite o site do evento

Aula inaugural da FIH  'Tortura nunca mais'

“Tortura nunca mais”: esse é o tema da aula inaugural da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) da UFVJM, que será realizada nesta quinta-feira (12/5), em formato on-line. O evento contará com a participação, como palestrante, da advogada e defensora dos direitos humanos Maria Margarida Pressburger, que já integrou o Subcomitê de Prevenção à Tortura da Organização das Nações Unidas (ONU). Para participar do evento não é preciso realizar inscrição. A aula inaugural será realizada às 19h pelo canal da FIH no YouTube.

De acordo com o diretor da FIH, professor Heron Laiber Bonadiman, o evento tem como principal objetivo inaugurar o semestre acadêmico da faculdade e congregar as pessoas da nossa faculdade na discussão de um tema comum. “A tortura foi uma prática na ditadura civil-militar. Comprender como ocorreu e como afetou a integridade das pessoas e dos seus familiares pode permitir que as novas gerações reflitam sobre a importância da preservação integral dos direitos humanos e da cidadania”, destaca o diretor.

Sobre a palestrante

Advogada e defensora dos direitos humanos, além dos diversos cargos que ocupou, Margarida Pressburger integrou o Subcomitê de Prevenção à Tortura da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo essa indicação sido encaminhada pelo Ministério das Relações Exteriores. A indicação foi aprovada pelo Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, em eleição realizada em 28 de outubro de 2010, tendo tomado posse do cargo no dia 21 de fevereiro de 2011, na cidade de Genebra, Suíça. Era a primeira vez que o Brasil se fazia presente no subcomitê da ONU.

Em outubro de 2012, é reeleita, pelos países subscritores do Protocolo Facultativo de Prevenção e Combate à Tortura (OPCAT), para um período de mais quatro anos (2016). Junto à sua missão na ONU, visitou vários locais de privação de liberdade, no país e no exterior (Ucrânia, Moldávia, Honduras, Holanda, Argentina, Peru, Equador, Paraguai, Panamá, países da África). Além de ter recebido vários prêmios pela sua atuação, Margarida Pressburger é integrante da Comissão de Direito Constitucional e vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), presidente da Comissão de Direitos Humanos do IBRAPEJ (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Educação Jurídica) e membro da ABJD – Associação Brasileira de Juristas pela Democracia.

Para saber mais sobre o evento acesse o perfil da FIH no Instagram.