6º Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico

publicado 09/02/2022 17h01, última modificação 20/04/2022 16h58
21 a 25 de novembro
21/11/2022 até 25/11/2022 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Evento on-line
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

Foi prorrogado, até o próximo dia 2 de maio, o prazo das inscrições de trabalhos para o 6º Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico (CIM 2022). Com o tema “O que a pandemia nos ensinou? Dos desafios do ensino remoto à problematização do ensinar-aprender na educação superior e tecnológica”, o evento será sediado pela UFVJM neste ano. O congresso será realizado de forma virtual, de 21 a 25 de novembro. As inscrições devem ser feitas pelo site do evento, onde também constam as normas para submissão.

Além das inscrições de trabalhos, também já é possível enviar, até o próximo dia 17 de junho, propostas de oficinas e minicursos para o CIM 2022. Serão selecionadas até oito propostas, que serão realizadas no dia 22 de novembro de 2022 ou 24 de novembro de 2022, no formato remoto, pela UFVJM. As chamadas públicas dos processos de seleção, com todas as regras para oficinas e minicursos, estão disponíveis no site do evento.

O CIM é um evento interinstitucional, bianual, realizado atualmente por seis instituições federais de ensino: UFVJM, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) e Universidade Federal de Catalão (UFCAT). O congresso propõe reflexões acerca das metodologias e inovação no ensino superior e tecnológico.

De acordo com o membro da comissão organizadora do evento e diretor de Ensino da UFVJM, professor Edivaldo dos Santos Filho, o CIM, neste ano, tem como principal objetivo “debater sobre o desenvolvimento de novas ideias, propostas, conteúdos e práticas pedagógicas que deem suporte para professores e gestores das instituições de ensino superior socializarem a multiplicidade de ideias, culturas e desafios relacionados à docência no ensino superior, visando possibilitar  discernimentos científicos e críticos sobre a educação no contexto pós-pandemia”.

Para Edivaldo, o evento ter a UFVJM como sede em 2022 destaca a universidade no cenário da educação superior e reforça o seu compromisso de dialogar e colaborar com outras instituições para discutir os desafios enfrentados pelo ensino superior e tecnológico, principalmente neste período de pandemia. “Do diálogo interinstitucional que envolveu integrantes da UFLA, UFMG, UFOP, IFNMG, UFCAT e UFVJM, surgiu a construção coletiva, colaborativa e compartilhada para a estruturação do evento”, detalha o diretor.

Mais informações sobre o Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico estão disponíveis no site do evento ou podem ser solicitadas pelo e-mail .

Por Diretoria de Comunicação Social