Semana de Acolhimento dos Calouros do Campus Unaí

publicado 08/06/2021 10h30, última modificação 08/06/2021 10h54
14 a 18 de junho
14/06/2021 até 18/06/2021 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Evento on-line
Site
Visite o site do evento

Na próxima segunda-feira, dia 14 de junho, o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFVJM, Campus Unaí, irá realizar a abertura da Semana de Acolhimento dos Calouros do campus. O evento está marcado para começar às 18h30, com uma cerimônia de recepção aos discentes, quando estarão presentes os membros das diretorias acadêmica e administrativa do ICA.

Após essa cerimônia, será proferida a Aula Magna com o engenheiro agrônomo e ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli. Em seguida, haverá a realização do trote solidário para arrecadação de alimentos, promovido pela empresa júnior vinculada ao ICA, Assistência ao Crédito Rural para a Agricultura Familiar (ACRAF).

Segundo o diretor do ICA, professor Leandro Augusto Felix Tavares, o objetivo do evento é apresentar o Instituto de Ciências Agrárias para os calouros. “O processo de adaptação do calouro no primeiro ano é bastante singular, uma vez que o ingresso no ensino superior representa uma grande mudança na sua vida, com maior autonomia das suas ações. Desse modo, o programa de acolhimento contribuirá para reduzir a evasão no Instituto de Ciências Agrárias do Campus Unaí”, afirma o professor.

O evento vai até o dia 18 de junho, é público, gratuito e não há necessidade de inscrição. Não haverá certificado para ouvintes. A Semana de Acolhimento será transmitida pelo canal do ICA no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=D8jHyUHrM0w. Acesse aqui a programação do evento.

Currículo: Alysson Paolinelli, professor, engenheiro agrônomo, ex-secretário da Agricultura de Minas Gerais (1971-1974), ex-ministro da Agricultura (1974-1979), deputado federal constituinte (1987-1991).

Mineiro de Bambuí, nascido em 1936, Alysson Paolinelli tornou-se agrônomo em 1959 pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal), que depois tornou-se Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Desenvolveu um sistema de plantio de florestas plantadas em Minas Gerais que atingiu o recorde de plantio no Brasil, de 350.000 hectares por ano. Iniciou o projeto Uso dos Cerrados Mineiros na produção de grãos, fibras, florestas e pastos. Criou em Minas o primeiro Projeto Integrado de Assentamento Dirigido do Alto Paranaíba (PADAP) que se constituiu no maior exemplo de verdadeira reforma agrária, no qual os colonos assentados têm a maior renda agrícola do país.

Em 2006, Paolinelli foi laureado com o prêmio World Food Prize, que condecora personalidades que contribuíram significativamente para o aumento da qualidade e da quantidade de alimentos no mundo. Hoje, é presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e do Instituto Fórum do Futuro, além de embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Em 2021, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz pela contribuição e dedicação à agricultura tropical, segurança alimentar e sustentabilidade que as novas tecnologias trouxeram à produção de grãos no Cerrado brasileiro em larga escala.