4º Novembro Negro da UFVJM

publicado 24/11/2021 17h24, última modificação 24/11/2021 17h24
18 de novembro a 9 de dezembro
18/11/2021 até 09/12/2021 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Evento on-line

Para marcar o mês da Consciência Negra, neste ano o 4º Novembro Negro da UFVJM é realizado juntamente com a 1ª Ocupação Negra de Diamantina. A programação, com ações presenciais e on-line, está sendo realizada desde o último dia 18 de novembro e vai até o próximo dia 9 de dezembro, contando com exibição de filme, bate-papo, mesa-redonda e debate. As ações são realizadas pela parceria do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/UFVJM) e Programa de Educação Tutorial (PET/UFVJM) Conexão dos Saberes com diversas outras iniciativas relacionadas à causa.

A professora Ana Paula Nunes, líder do Neabi e tutora do PET Conexão dos Saberes, explica que, neste ano de 2021, o evento cresceu e conquistou novos parceiros. “Fizemos uma parceria com a Prefeitura de Diamantina, com o Coletivo de Mulheres Negras - Maria Cecília, com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e com o Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão sobre Diáspora Africana (Nuped)/UFVJM. E a escolha do termo "ocupação" vem com a ideia de acolhimento, de ocupar o território, a cidade. A cidade de Diamantina é para todos e todas e a UFVJM também!”, destaca Ana Paula.

De acordo com a professora, esse evento pretende contribuir para a luta antirracista necessária também dentro da universidade, sobretudo nas universidades públicas, como a UFVJM. “Importante destacar que a luta antirracista não é uma luta exclusiva da população negra e sim de toda a sociedade. Dessa forma, convidamos a todas e todos, durante as nossas atividades, a refletirem sobre a importância de racializar todos os espaços (onde estão os negros?), racializar o discurso lançando mão sempre da interseccionalidade entre gênero, raça/cor da pele e nível socioeconômico e também auxiliando no entendimento de como ser antirracista para além das redes sociais. O fato é: com o racismo a democracia não será possível!”, reflete.

Conheça abaixo a programação completa do evento e acompanhe mais informações sobre o evento nos perfis @petconexaodossaberesufvjm e @neabi_ufvjm no Instagram.

(Clique na imagem para ampliar)