Solução de equações diferenciais ordinárias no SCilab

publicado 04/06/2020 14h45, última modificação 10/06/2020 20h33
05/06/2020 from 10h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Evento on-line
Visite o site do evento

O Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UFVJM retoma, a partir de amanhã, a realização a distância de seus seminários interdisciplinares. O primeiro tema abordado, “Solução de equações diferenciais ordinárias no SCilab”, trará informações sobre o SCilab que é um programa livre e de código aberto muito utilizado por cientistas e engenheiros. O programa representa, assim como o OCTAVE, uma alternativa sem custo ao MATLAB e possui uma ferramenta muito utilizada por vários estudantes do bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) em diversas disciplinas, que é comando "ode" para resolução de problemas de valor inicial. De acordo com o coordenador do primeiro seminário, prof. Douglas Frederico Guimarães Santiago, responsável pela disciplina de Matemática do BCT, a ferramenta utiliza um pacote variado de métodos numéricos e, durante o seminário, será exemplificada a utilização do comando e o funcionamento teórico básico do método numérico padrão utilizado pelo mesmo.

O seminário terá início às 10h, através dos links do YouTube: https://youtu.be/RaUw4KZpH7U e do Google Meet: meet.google.com/vva-efdb-nxz.

Haverá emissão de certificado para os participantes que utilizarem a plataforma Google Meet. Para isso, durante a transmissão, será necessário que o participante informe seus dados por e-mail ao coordenador. Os certificados serão enviados, por e-mail, na semana seguinte à realização do seminário. Os seminários interdisciplinares serão coordenados pelos professores Alexandre Gutemberg, Douglas Frederico Santiago e Raquel Anna Sapunaru.

Minicurso Ética Profissional e Pessoal abre nova turma

E estão abertas as inscrições para uma nova turma do minicurso Ética Profissional e Pessoal, que vai ser realizado de 7 a 31 de julho, ofertado pela professora Raquel. São ofertadas 25 vagas. Para fazer a inscrição, envie seu nome completo para o e-mail .