Engenharia Agrícola e Ambiental

Campus Unaí

Engenharia Agrícola e Ambiental

O engenheiro agrícola e ambiental é o profissional que cuida da produção agropecuária, projeta e administra técnicas, estruturas e equipamentos utilizados nas lavouras e criações através de conhecimentos científicos e tecnológicos, visando solucionar problemas de Engenharia inerentes aos sistemas agrícolas e ambientais. O profissional deve se adaptar às exigências atuais relacionadas à sustentabilidade na agropecuária e agroindústria, priorizando a preservação ambiental através da proposição de soluções inovadoras e eficazes aos problemas que afetam a produção, considerando aspectos tecnológicos e socioeconômicos.

 

Perfil do Profissional

O engenheiro agrícola e ambiental formado no ICA/UFVJM estará apto a aplicar conhecimentos decorrentes de amplo embasamento teórico para solucionar problemas de Engenharia Rural que envolvam as áreas de conhecimento: engenharia de água e solo; meio ambiente, saneamento e poluição ambiental; construções rurais e ambiência; máquinas e mecanização agrícola; geotecnologias aplicadas e agricultura de precisão; processamento e armazenamento de produtos agrícolas; energia na agricultura e eletrificação rural; e automação e otimização de sistemas agrícolas.

 

Mercado de Trabalho

O profissional pode atuar em fazendas, usinas, indústrias, fábricas e comércio de equipamentos de irrigação, máquinas e implementos agrícolas, companhias de armazenamento, cooperativas, instituições financeiras de administração, assistência técnica especializada e prestadoras de serviços de consultoria ambiental. Destacam-se também serviços de extensão, desenvolvimento rural sustentável, companhias de logística e saneamento, instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa e extensão, seja na direção ou lecionando disciplinas ligadas à infraestrutura rural. Portanto, existe um mercado de trabalho bastante diversificado, podendo trabalhar como autônomo ou em empresas e órgãos públicos e/ou privados, ou como profissional liberal nas diferentes áreas de conhecimento do curso.

 

O Curso na UFVJM

O curso de Engenharia Agrícola e Ambiental do ICA/UFVJM propicia ao profissional a capacidade de agir proativamente na busca de soluções eficientes e inovadoras para problemas relacionados à área. Além disso, permite ao profissional compreender e traduzir necessidades dos indivíduos, grupos sociais e/ou comunidade relativas aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizacionais, inclusive em regiões com características do semiárido e cerrado brasileiro, sendo capaz de analisar a exploração agropecuária como integrante da economia de um sistema, no qual interagem o manejo da produção e uso de tecnologias para transformação da realidade rural, observando valores sociais e a conservação do ambiente.

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Engenharia Agrícola e Ambiental
  • Grau: Bacharelado
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Bacharel em Engenharia Agrícola e Ambiental
  • Regime de matrícula: Semestral
  • Número de vagas: 25 vagas/semestre
  • Turno: Integral
  • Tempo de duração: Mínimo - 5 anos / Máximo - 7,5 anos
  • Carga horária total: 3650 horas 
  • Ano de início do curso: 2014/1
  • Unidade acadêmica vinculada: Instituto de Ciências Agrárias
  • Ato de criação: Resolução CONSU nº 18, de 09 de novembro de 2012
  • Ato de autorização de funcionamento: Resolução CONSEPE n° 03/2016, de 10 de março de 2016

 

 

Grade Curricular e Corpo Docente

 

 

Última modificação 20/11/2019