Ciências Biológicas

Diamantina - Campus JK

Foto ilustrativa do curso de Ciências Biológicas da UFVJM

O objetivo do curso é formar professores/as de Ciências e Biologia para atuarem prioritariamente na Educação Básica, no ensino fundamental e médio. A profissão docente caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos, práticas, valores e atitudes que são construídos no decorrer da formação profissional na graduação e consolidados ao longo de sua atuação profissional, de forma individual e coletiva. A profissão docente ocupa-se da formação humana, em especial aquela que ocorre nos processos educativos escolares e não-escolares.

 

Perfil do Profissional

Profissional do campo educativo que promove a socialização de diversos conhecimentos do campo das Ciências Naturais. Diante do desafio da prática educativa, é um profissional que precisa ser crítico, observador, engajado e ético diante dos desafios da formação humana. Tais qualidades são formadas e enriquecidas no próprio Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e tem como objetivo a formação de um profissional com uma das mais importantes tarefas: a educação de homens e mulheres, crianças, jovens e adultos.

 

Mercado de Trabalho

O profissional pode atuar na escola e em outros espaços educativos, promovendo processos educacionais para a compreensão de questões vinculadas ao meio ambiente, à saúde, à biotecnologia que permeiam a realidade urbana e rural. O licenciado terá condições de atuar no Vale do Jequitinhonha em práticas educativas de escolas da cidade e do campo, como professor/a, gestor/a, e em ações educativas em ONGs, movimentos sociais e em outros espaços não formais de educação, tais como unidades de conservação e outras áreas protegidas, museus, zoológicos etc. Pode ainda desenvolver ações de divulgação científica e de consultoria em produção de materiais didáticos.

 

O Curso na UFVJM

O curso conta com mais de 30 professores/as e é sediado no Campus JK, junto ao Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde. Há salas de aula adequadas e mais de 15 laboratórios nos quais são desenvolvidas atividades práticas. Atividades práticas também ocorrem em ambientes naturais e em espaços educativos. As escolas da região são parceiras em projetos de pesquisa, ensino e extensão, e também recebem os/as alunos/as para os estágios supervisionados. Logo nos primeiros períodos do curso, o/a estudante tem contato direto com práticas em laboratório, atividades de campo e discussões e práticas que envolvem temáticas educativas. A partir da segunda metade do curso, o/a estudante tem oportunidade de conhecer seu futuro campo de trabalho, por meio dos Estágios Supervisionados. Especialmente nesse momento, o/a estudante realiza uma imersão no contexto escolar, o que o/a permite conhecer a realidade do trabalho educativo. Ao final do curso, o/a estudante deverá apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso, que trata da sistematização de conhecimentos adquiridos ao longo de sua trajetória acadêmica. A riqueza histórica, cultural e ambiental da região contribui para oportunidades de formação humana e profissional do licenciado em Ciências Biológicas pela UFVJM.

 

Dados do Curso

  • Curso de Graduação: Ciências Biológicas
  • Grau: Licenciatura
  • Modalidade: Presencial
  • Titulação: Licenciado em Ciências Biológicas
  • Regime de matrícula: Semestral
  • Número de vagas: 30 vagas/semestre
  • Turno: Noturno
  • Tempo de duração: Mínimo - 4 anos / Máximo - 6 anos
  • Carga horária total: 3230 horas 
  • Ano de início do curso: 2006
  • Unidade acadêmica vinculada: Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde
  • Departamento vinculado: Departamento de Ciências Biológicas
  • Ato de autorização de funcionamento: Portaria No 120, de 22 de fevereiro de 2007
  • Ato de reconhecimento: PORTARIA SERES/MEC 113 - D.O.U: 17/02/2014
  • Ato de renovação de reconhecimento de curso: PORTARIA SERES/MEC no. 27 de 15/01/2018, publicada no D.O.U. em 16/01/2018

 

 

Grade Curricular e Corpo Docente

 

 

Última modificação 10/6/2019