Água Viva: a criação me escapa - Dança e Desenho em Pesquisa

publicado 15/08/2024 15h50, última modificação 15/08/2024 18h54
18/08/2024 from 16h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Lapidário das Artes - Diamantina
Visite o site do evento

Peça gráfica do evento Água Viva: a criação me escapa

No próximo dia 18 de agosto, o projeto de extensão universitária Há Braços Poéticos e o Grupo de Pesquisa e Criação em Dança realizarão o evento “Água Viva: a criação me escapa  Dança e Desenho em Pesquisa”. O objetivo da ação é promover uma demonstração e experiência abertas a todos que apreciam o estudo do processo criativo, pintura e movimento como um mergulho na fonte inesgotável da arte. O evento é gratuito, aberto para a participação de toda a comunidade, e não é preciso realizar inscrição. A programação começa às 16 horas, no Lapidário das Artes, em Diamantina (Rua São Francisco, 49 - Centro).

De acordo com a coordenadora da ação, professora Melissa Guimarães, do Departamento de Ciências Básicas (DCB), “o evento é aberto para todos que têm interesse de apreciar o processo criativo de construção coletiva de uma tela de pintura, que se cria a partir do movimento; ou para aqueles que queiram ir como espectador-criador-participante da vivência, juntamente aos integrantes do Grupo de Pesquisa e Criação em Dança”.

A professora explica que será realizada “uma demonstração artística em que os participantes-integrantes do Grupo de Pesquisa em Dança, os participantes-espectadores e os espectadores presentes terão a chance de vivenciar, perceber e sentir de perto como diferentes linguagens artísticas dialogam, se retroalimentam. Como a dança, o gesto, o movimento são propulsores do estado criativo, podem se projetar, deixar seus rastros e ‘seu perfume’ na superfície da tela de pintura”.

Para Melissa, “a arte e a pesquisa em torno dos caminhos da criação não são necessariamente sobre algo importante, útil ou prático. São sobre aquilo que não se explica com a razão, mas que nos faz aguçar a presença, aflorar os sentidos, alimentar a alma. Abrir novas possibilidades e outros caminhos através da arte em diálogo com a cultura, a educação e o autoconhecimento dentro do meio acadêmico é algo que toda universidade deve perseguir. E é essa direção que os alunos da UFVJM e a comunidade, guiados pelos projetos de extensão e pesquisa, devem buscar cada vez mais”.

Para saber mais sobre o evento “Água Viva: a criação me escapa - Dança e Desenho em Pesquisa”, acesse o perfil do projeto Há Braços Poéticos no Instagram.

Ficha técnica

• Dançarinos co-criadores: Carmina Fonseca, Cecilia Morbidoni, Célia Neves, Flávio Rabelo, Josefine Joplin, Melissa Monteiro Guimarães, Rosa Paiva, Rosélia Sousa, Thaís Gaiad, Valter Barbosa, Vanessa Riani
  • Direção: Melissa Monteiro Guimarães
  • Colaboração artística: Flávio Rabelo