2º módulo da disciplina Encantarias do Vale do Jequi

publicado 08/11/2022 19h11, última modificação 08/11/2022 19h11
10 a 14 de novembro
10/11/2022 até 14/11/2022 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Ágora do Centro de Estudos de Humanidades/FIH - Campus JK
Site
Visite o site do evento

Peça gráfica 1 - 2º módulo da disciplina Encantarias do Vale do Jequi

O projeto Encontro de Saberes da UFVJM convida toda a comunidade interna e externa à universidade para participar do 2º módulo da disciplina Encantarias do Vale do Jequi, que tem como tema “Ancestralidade, saúde e resistência: saberes Pankararu/Pataxó”.

Os encontros serão realizados de 10 a 14 de novembro e haverá emissão de certificado aos participantes. As aulas serão realizadas na Ágora do Centro de Estudos de Humanidades/FIH - Campus JK, em Diamantina, nos dias 10/11, das 14h às 17h, e 11/11, das 8h às 12h.

De 12 a 14/11, haverá Vivência na Comunidade, com a participação das mestras Geo Pataxó e Cida Pankararu, na Aldeia Cinta Vermelha Jundiba, ao custo de R$ 50 por participante.

Maria Aparecida da Conceição de Matos (Cida Pankararu) e Gesilene Braz da Conceição (Geo Pataxó) são detentoras de saberes ancestrais que estruturam a vida de suas comunidades. Ambas são importantes referências na luta histórica em defesa de seus territórios e dos direitos dos povos indígenas no Brasil. A riqueza de suas culturas ainda é desconhecida na região, mas a força identitária vivida através dos entes sagrados, dos rituais, dos objetos sagrados, dos cantos e danças, dos mitos de origem e da ancestralidade é catalisadora de reflexões importantes para múltiplos campos teóricos e extensionistas da UFVJM, cravada em um amplo território com diversos povos e comunidades tradicionais.

Faça sua inscrição pelo formulário on-line.

Aguarde em breve informações sobre o 3º e último módulo da disciplina, que será realizado de 28 a 30 de novembro!

Encontro de Saberes - inclusão e tradição

Desde sua formação, em 2018, a Comissão Encontro de Saberes da UFVJM tem desenvolvido várias ações, eventos, projetos de pesquisa e de extensão e rodas de conversa. Um dos seus principais objetivos, enquanto política de ação afirmativa em nossa instituição, é a inclusão das mestras e mestres dos saberes tradicionais como protagonistas em atividades tanto de ensino quanto de pesquisa e extensão.

Conheça as atuais equipes envolvidas e parceiros do projeto:

Equipe docente - Ana Flávia Figueiredo; Ofélia Ortega; Silvia Regina Paes; Clebson Souza de Almeida; Paula Cristina Silva; José Cláudio Luiz Nobre; Virgínia Martins Fonseca.

Equipe discente voluntária - Tarsila Esteves Gonçalves de Paula; Ana Alice Franca da Silva Gomes; Eduarda Diana Carvalho.

Parceiros - Curso de Graduação em Licenciatura em Educação do Campo (LEC); Núcleo de Estudos em Literaturas, Artes e Saberes (NELAS/UFVJM/CNPq); Associação Tingui; Programa de Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Ambiente (SASa/CNPq/UFVJM); Centro de Agricultura Vicente Nica (CAV); Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG); Observatório dos Vales do Semiárido Mineiro.

A ação está registrada na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura sob o número 202203000257.