Formação docente em contexto pandêmico: orientações e reflexões sobre as práticas possíveis

publicado 01/07/2021 17h09, última modificação 01/07/2021 18h44
8 de julho
Quando
08/07/2021 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Evento on-line
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

 Formação docente em contexto pandêmico 

No próximo dia 8 de julho, a UFVJM terá um evento integrado para discutir o tema “Formação docente em contexto pandêmico: orientações e reflexões sobre as práticas possíveis”. Realizado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Projeto Território de Partilhas, o evento traz na programação oficinas no período da tarde, a partir das 14h, e mesa de diálogos às 19h.

O evento será realizado em formato on-line, com transmissão pelo canal da Faculdade Interdisciplinar de Humanidades (FIH), que pode ser acessado aqui. Para participar das oficinas, é necessário fazer inscrição aqui.

De acordo com a professora da FIH, Rosiane Bechler, "a realização de um evento integrado entre o Pibid e o Território de Partilhas, espaços pelo qual transitam sujeitos em processos formativos dialógicos, reafirma o nosso compromisso de pensar, realizar e fortalecer a formação docente na UFVJM, em um movimento de atravessamento de fronteiras, deslocamento de lugares e trocas de experiências entre docentes e discentes da Educação Básica e do Ensino Superior".

A professora destaca que esse evento marca a abertura do 2º Ciclo de Encontros Integrados da FIH, uma ação dos Estágios Supervisionados vinculados às licenciaturas em História, Pedagogia, Geografia, Educação do Campo e Letras. “Os encontros fazem parte do Território de Partilhas, uma proposta que busca garantir espaços para troca de saberes e vivências entre sujeitos que se entregam ao nomadismo inerente à formação docente. E que reconhecem, na trajetória desse circuito formativo, uma possibilidade única de consolidar sua identidade acadêmico-profissional e, ao mesmo tempo, ampliar territórios de atuação e formação, partilhando-os”, detalha Rosiane.

Confira a programação do 2º Ciclo de Encontros Integrados:
- 8/7 - Mesa de Abertura integrada ao evento do Pibid: Formação Docente em contexto pandêmico: orientações e reflexões sobre as práticas possíveis
- 14/7 - Primeiro Encontro - Formação e Condição Docente: práticas em tempos remotos
- 27/7 - Segundo  Encontro - Tecnologias na Educação e para a Educação: perspectivas para o ensino
- 11/8 - Terceiro  Encontro - Entre telas e janelas: reconfiguração dos espaços e tempos das aprendizagens
- 26/8 - Quarto Encontro - Reflexões e escritas sobre as experiências do Estágio Supervisionado
- 8 a 10/9 - Seminário Discente: Experiências e Projetos dos Estágios Supervisionados das Licenciaturas da FIH.

Projeto Território de Partilhas tem registro (número 202103000055) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.