Estrutura Organizacional

Conheça os setores da STI

Divisão de Atendimento e Suporte Técnico ao Usuário

A Divisão de Atendimento e Suporte Técnico ao Usuário (DAST) é a unidade da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) responsável pela configuração e manutenção de computadores, notebooks e outros equipamentos de TI, bem como, auxilia diretamente os usuários no uso adequado das ferramentas tecnológicas como acesso à internet, aplicativos, e-mails e softwares de escritório.

Campus JK
Rodovia MGT 367 – Km 583, nº 5000, Alto da Jacuba
Diamantina - MG, CEP 39100-000
E-mail: suportetecnico.sti@ufvjm.edu.br
Telefone: (38) 3532-1280 Ramal 8230
Horário de atendimento: 7h às 18h

Divisão de Governança e Qualidade em TI

A Divisão de Governança e Qualidade de TI (DGQTI) é responsável por promover o alinhamento estratégico das ações da STI às políticas institucionais e federais de tecnologia. Atua no planejamento, monitoramento e melhoria contínua de processos, indicadores e projetos de TI, garantindo conformidade normativa, qualidade de serviços e eficiência na gestão.

Entre suas atribuições estão: apoiar o planejamento estratégico e o cumprimento de metas da STI; definir e acompanhar indicadores de desempenho; disseminar boas práticas de governança, gestão de projetos e riscos; assegurar a qualidade e segurança dos dados institucionais; manter a documentação e os painéis de inteligência Analisa UFVJM.

Campus JK
Rodovia MGT 367 – Km 583, nº 5000, Alto da Jacuba
Diamantina - MG, CEP 39100-000
E-mail: suportetecnico.sti@ufvjm.edu.br
Telefone: (38) 3532-1280 Ramal 8221
Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h às 17h

Divisão de Infraestrutura, Redes e Telecomunicações

A Divisão de Infraestrutura, Redes e Telecomunicações (DIRT) é a unidade da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) responsável pela gestão da infraestrutura de redes, servidores, telefonia IP, data center, backup e identidade institucional da UFVJM. Atua no planejamento, implantação e manutenção dos recursos de conectividade, oferecendo suporte técnico às unidades da universidade.

A Seção de Redes e Ativos (SRA), é responsável pelo planejamento, implantação, administração e manutenção da infraestrutura de redes cabeadas e sem fio da UFVJM. Atua na gestão de ativos de rede, endereçamento IP, VPNs, topologias e suporte técnico, garantindo conectividade eficiente entre os sistemas e unidades da universidade.

A Seção de Voz sobre IP (SVOIP), é responsável por planejar, implantar e administrar a infraestrutura de telefonia IP da instituição. Suas atividades incluem a instalação e configuração de equipamentos, instalação e configuração de servidores e serviços de telefonia, instalação, configuração e manutenção de ramais e suporte técnico aos usuários.

O Serviço de Gestão de Servidores Computacionais e Virtualização (SGSCV) é responsável pela infraestrutura de equipamentos servidores do datacenter da STI, atuando de forma proativa e corretiva, no sentido de manter um fornecimento continuado de recursos computacionais para as demais equipes da superintendência que dependam dos mesmos para oferecer seus próprios serviços.

Gerenciando uma estrutura com mais de 250 núcleos de processamento e 2,8 TB de memória RAM, o SGSCV hospeda mais de 250 VMs (máquinas virtuais), as quais fornecem serviços de rede, telefonia, sistemas institucionais, páginas web, etc.

O Serviço de Gestão de Identidade Institucional é responsável pela administração do diretório central de identidades da UFVJM, gerenciando contas de usuários, grupos e recursos institucionais. Também coordena a autenticação segura, o serviço de certificação digital e a plataforma de e-mail e colaboração, garantindo o acesso eficiente e organizado aos sistemas acadêmicos e administrativos da universidade.

Também é responsabilidade do SGI manter a infraestrutura de e-mails institucionais, utilizada em comunicações oficiais e notificações dos sistemas, apoiar a comunicação entre a comunidade universitária e zelar pela segurança das informações, sempre com o compromisso de oferecer acesso confiável, protegido e integrado às plataformas digitais da UFVJM.

Campus JK
Rodovia MGT 367 – Km 583, nº 5000, Alto da Jacuba
Diamantina - MG, CEP 39100-000
E-mail: suportetecnico.sti@ufvjm.edu.br
Telefone: (38) 3532-1280 Ramal 8242
Horário de atendimento: 7h às 18h

Divisão de Sistemas Institucionais

A Divisão de Sistemas Institucionais (DSI) é um dos setores da STI, responsável por desenvolver, corrigir, evoluir, hospedar e manter os sistemas institucionais da UFVJM. O principal sistema sob sua responsabilidade é o sistema de gestão acadêmica (e-Campus).

A DSI é composta por 3 seções: Análise e Desenvolvimento de Sistemas (SADS), Censo e Coleta de Dados (SCCD) e Gestão de Serviços e Integração (SGSI).

A SADS é a seção responsável pelo desenvolvimento, manutenção e evolução dos sistemas de software institucionais da UFVJM. Atua diretamente no planejamento, implementação e melhoria contínua de soluções de sistemas acadêmicos e administrativos.

A SCCD é responsável pela gestão e coleta de dados, realizando atividades de extração, processamento e disponibilização de informações estratégicas. Entre suas atribuições, destacam-se o controle de entrada de discentes nos cursos da universidade e a geração de relatórios e bases de dados que apoiam os diversos setores da instituição em suas atividades acadêmicas e administrativas.

A SGSI é responsável pela gestão dos sistemas externos, ou seja, aqueles que não foram desenvolvidos pela UFVJM, mas que estão hospedados na infraestrutura da STI. Entre as atividades realizadas, destacam-se o monitoramento contínuo, a manutenção de sustentação e a garantia de disponibilidade, assegurando que os sistemas permaneçam estáveis e funcionais para toda a comunidade acadêmica.

Campus JK
Rodovia MGT 367 – Km 583, nº 5000, Alto da Jacuba
Diamantina - MG, CEP 39100-000
E-mail: suportetecnico.sti@ufvjm.edu.br
Telefone: (38) 3532-1280 Ramal 8234
Horário de atendimento: 8h às 17h

Divisão de Tecnologia da Informação dos Campi fora de Sede

A Divisão de Tecnologia da Informação dos Campi Fora de Sede (DTI/CFS) é a unidade da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) responsável pelo atendimento e suporte técnico, bem como pela gestão da infraestrutura de redes, servidores, telefonia IP, data center e backup da UFVJM. Atua no planejamento, implantação, atualização e manutenção dos serviços de conectividade e da infraestrutura técnica computacional, garantindo o suporte aos recursos de tecnologia da informação que atendem os campi de Janaúba, Mucuri e Unaí.

Campus do Mucuri
Rua do Cruzeiro, nº 01, Jardim São Paulo
Teófilo Otoni - MG, CEP 39803-371
E-mail: campi.sti@ufvjm.edu.br
Telefone: (38) 3532-1280 Ramal 2712
Horário de atendimento: 8h às 12h e 14h às 18h

Campus Janaúba
Avenida Um, nº 4.050, Cidade Universitária
Janaúba - MG, CEP 39447-790
E-mail: campi.sti@ufvjm.edu.br
Telefones: (38) 3532-6808 / 3532-6812 Ramal 3103
Horário de atendimento: 8h às 12h e 14h às 18h

Campus Unaí
Avenida Universitária, nº 1.000, Universitários
Unaí - MG, CEP 38610-000
E-mail: campi.sti@ufvjm.edu.br
Telefone: (38) 3532-6821 Ramal 9954
Horário de atendimento: 8h às 12h e 14h às 18h