Infraestrutura

 

A UFVJM oferece conectividade à internet por meio da RNP — Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, responsável por integrar instituições em todo o Brasil. Localmente, essa conectividade é planejada, implantada e gerenciada pela STI-UFVJM, por meio de redes cabeadas e sem fio.

 

Rede Cabeada

A conexão cabeada da UFVJM oferece velocidade padrão de 1 Gb/s, exceto na Fazenda Experimental Rio Manso, onde o limite é de 100 Mb/s. O desempenho pode variar conforme o ponto de acesso, o tipo de cabo ou o equipamento utilizado.

Para garantir a qualidade e a estabilidade da rede, é obrigatório o uso de patch cords certificados de até 2,5 metros. A instalação de equipamentos pessoais, como switches ou pontos de acesso, não é recomendada, pois pode comprometer a segurança, causar loops de rede, degradar o desempenho e até resultar no bloqueio automático do ponto de conexão.

Somente no Campus JK, a infraestrutura é composta por aproximadamente 16 km de fibra óptica, 13 mil pontos de rede ativos e cerca de 160 switches gerenciáveis. No Campus Janaúba, a infraestrutura é composta por aproximadamente 300 m de fibra óptica, 150 pontos de rede ativos e cerca de 15 switches gerenciáveis. No Campus Unaí, a infraestrutura é composta por aproximadamente 200 m de fibra óptica, 130 pontos de rede ativos e cerca de 12 switches gerenciáveis. No Campus Mucuri, a infraestrutura é composta por aproximadamente 2,3 km de fibra óptica, 1.590 pontos de rede ativos e cerca de 45 switches gerenciáveis.

 

Rede Sem Fio (Wi-Fi)

A rede sem fio varia em desempenho conforme a tecnologia adotada (Wi-Fi 4, 5, 6 ou 6E) e a frequência utilizada:

  • 2,4 GHz: maior alcance, porém menor velocidade.
  • 5 GHz: mais velocidade, mas alcance reduzido.
  • 6 GHz: desempenho superior em locais congestionados, com alcance mais limitado.

A velocidade e estabilidade também podem ser influenciadas por interferências, distância do ponto de acesso, obstáculos físicos, quantidade de usuários conectados e limitações do próprio dispositivo. Somente no Campus JK são cerca de 290 Rádios para o acesso Wi-FI.
No Campus Janaúba contamos com 22 Rádios para o acesso Wi-Fi. No Campus Unaí contamos com 37 Rádios para o acesso Wi-Fi. No Campus Mucuri contamos com 66 Rádios para o acesso Wi-Fi.

 

Telefonia VoIP

A STI provê a tecnologia de Telefonia VoIP (Voz sobre IP), que permite a transmissão de voz por meio da rede de dados, substituindo as antigas centrais telefônicas convencionais. Essa solução traz maior flexibilidade, redução de custos e integração com sistemas institucionais, além de permitir a utilização de ramais em diferentes dispositivos, como telefones IP, computadores e aplicativos móveis.

Atualmente, a telefonia VoIP cobre todos os campi da UFVJM com cerca de 1193 ramais, possibilitando uma comunicação integrada tanto entre setores acadêmicos e administrativos quanto entre diferentes campi da universidade através do projeto fone@RNP que é um projeto da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa que interliga ramais VoIP de instituições de ensino e pesquisa em todo o Brasil. Esse serviço proporciona através da internet, uma comunicação gratuita, direta e de alta qualidade entre universidades, institutos federais e centros de pesquisa conectados à RNP.

Com o fone@RNP, a comunidade acadêmica da UFVJM pode realizar chamadas para outras instituições parceiras e para telefones fixos de cidades que possuam alguma instituição que fazem parte do projeto, tudo isso, sem nenhum custo adicional, o que além de trazer economia para a universidade, promove maior integração, colaboração e eficiência na comunicação entre pesquisadores, docentes, técnicos e gestores.

 

Data Center

Além da conectividade, a STI hospeda sistemas institucionais em seu Data Center, que é a infraestrutura central de sustentação tecnológica da UFVJM. Projetado para oferecer alta disponibilidade, segurança e desempenho, o ambiente reúne servidores, storages e equipamentos de rede que suportam aplicações acadêmicas, administrativas e de pesquisa.

Para assegurar a continuidade dos serviços mesmo em falhas de energia, o Data Center conta com nobreaks e gerador a diesel, garantindo autonomia e resiliência adicionais. Além disso, dispõe de monitoramento contínuo, políticas de backup, redundância de energia e conectividade, o que assegura a confiabilidade, integridade das informações e contribui diretamente para a inovação e transformação digital da universidade.